Contos de Fadas: mocinhos ou vilãos

Sou uma apaixonada por leitura e sempre influenciei minha filha com livro de contos de fadas, mas há algum tempo atrás ouvi uma psicanalista falando dos problemas que os contos de fadas podem causar na cabeça das meninas. Fiquei apavorada, pois era como se eu estivesse envenenando minha filha com histórias prejudiciais à sua auto estima.

Princesas Disney
Foi muito duro ouvir que estou deturpando a forma como minha filha esta vendo o mundo e que ela sonhará com coisas difíceis de realizar, mas não é assim que passamos a vida? Mais da metade dos nossos sonhos são utópicos, nunca iremos alcançar, então por que uma menina não deve ouvir histórias de princesas e se sentir uma, é apenas imaginação, magia.

Depois de muito refletir sobre o assunto devo falar: "Eu discordo que contos de fadas façam mal a mente das meninas". O que faz mal é a violência, o desamor, o ódio. Se parar para pensar os contos de fadas podem nos auxiliar no ensino dos nossos filhos. Com histórias de princesas podemos dizer para as meninas se preservar para o verdadeiro amor, ensinar sobre o bem e o mal, entre vários outros ensinamentos. Vejam alguns exemplos de coisas instrutivas que podemos tirar dos Contos de Fadas:

Chapeuzinho Vermelho
Uma história que ilustra muito bem os dias de hoje. Ensina que criança não deve andar sozinha, não deve ser desobediente, nem falar com estranhos. Existem muitos "lobos maus" por aí aguardando o descuido dos pais para devorar nossas pequenas Chapeuzinhos.

Cinderela
Ensina que uma pessoa má não traz a inscrição de bruxa na testa. Que os pais devem ter cuidado ao se relacionar com outra pessoa pois pode maltratar os seus filhos. Ensina também que o mal não leva a lugar nenhum, que a beleza está além da aparência e da riqueza, e que o amor prevalece. Outra coisa que retrata é a violência doméstica e o trabalho infantil, algo que vemos com frequência nos noticiários.

Branca de Neve
A moral é muito parecida com a da história da Cinderela, com um agravante, a inveja. Outro ponto forte é a bondade encontrada nos pequenos e humildes frascos. Também aprendemos que não devemos aceitar nada de comer de estranhos, mesmo que seja uma doce vovozinha.

Leia também:
9 aplicativos que vão ajudar na vida escolar do seu filho
A importância dos livros na primeira infância

E por aí vai, mas se você não gosta de contos de fadas e não ficou convencida com os meus argumentos, vai a dica: leia para o seu filho. Existem muitas historinhas com senso moral e que forem bem contadas seus filhos irão adoram. Você só não pode deixar a magia da leitura e do amor morrer pois é essencial para a formação do caráter dos seus filhos.

Comentários