10 Ingredientes que ajudam a desenvolver o cérebro do seu bebê

Quando engravidamos estamos sempre procurando dicas e auxílio para que os nossos bebês se desenvolvam bem dentro do nosso ventre e depois que nascem. Por isso quando li a matéria 7 coisas que você pode fazer pelo cérebro do bebê, na Revista Crescer pensei porque não discutir esse assunto. Veja só as dicas para antes, durante e depois do nascimento do seu filho minhas e da revista.

gestante

Para um bom desenvolvimento do feto devemos ter uma alimentação saudável, atividades físicas leves, muito amor e seguir algumas dicas que irão fazer parte desse processo tão prazeroso e feliz da sua vida, então aqui estão os 9 Ingredientes necessários para o desenvolvimento do seu filho:

Amor e dedicação

Ninguém duvida que este é o ingrediente principal. Tudo o que você sente, diz ou az se reflete neste pequeno ser que você carrega no seu ventre. Demonstre o seu amor, alise sua barriga, se admire no espelho. Pense sempre nas atitudes que você vai tomar, dedique-se a ter uma gestação feliz e saudável. Aproveite cada centímetro de amor crescendo dentro de você.

Alimente-se bem

Aquela história que o prato colorido é mais saudável é verdadeira. Cada cor de alimento representa um nutriente e vitamina, então capriche no colorido. Alimentar-se bem não é comer um boi pela perna não. Coma muita fruta, verdura, evite gorduras, doces e produtos enlatados.

Ácido fólico, absorva-o

O ácido fólico ajuda a formar o tubo neural da criança. Para manter a dose diária de 0,4 a 0,8 miligramas de ácido fólico é necessário seguir uma alimentação regada a cereais integrais, vegetais e folhas verdes escuros, feijão e suco de laranja. Uma dica para mulheres que querem ser mãe é começar o "tratamento" 3 meses antes da gravidez e seguir até no mínimo 3 meses depois da concepção.

Peixe amigo

Todo mundo já ouviu falar que peixe é bom para saúde, que contém ômega-3. Mas quais os benefícios para o bebê? Essa uma gordura boa é importante para a formação da membrana externa das células cerebrais. Ela permite uma troca rápida e mais eficaz de ‘mensagens’ entre as células nervosas. As grávidas podem e devem abusar desse tipo de carne durante a gestação. Os melhores peixes são: salmão, atum e sardinha. Mas tome cuidado, pois o cação e peixe-espada tem muita concentração de mercúrio e esse metal pode trazer danos neurológicos ao bebê.

Amamentação

A amamentação pode auxiliar e muito no desenvolvimento intelectual do seu bebê. No ato da sucção o cérebro trabalhar, os músculos facial se fortalecem, além do contato materno que possui infinitos benefícios.

Leia Também:

Amamentação: Como obter sucesso nesta nova fase da sua vida
Gravidez com estilo: vale investir em roupas para poucos meses?
Como ter uma gestação saudável com uma dieta vegetariana
Gravidez depois dos 40, quais os riscos à saúde?

Conversar é um ótimo remédio

Muita gente não fala com o bebê, mas não sabem que para um bom desenvolvimento é importante a interação. Chamar pelo nome, falar o seu nome e o do pai. Não fale aquele "cut, cut" ou "bebelês". Falar devagar, usando expressão facial, sempre olhando nos olhos dela. Pode até parecer besteira, mas assim seu bebê ficará familiarizado com as palavras e desenvolverá o cérebro rapidamente.

Carinho faz bem

O seu bebê precisa de carinho e toque para se sentir feliz. Massagens com óleo para bebê faz com que diminua o estresse e aumenta o bem estar. Pegue seu bebê no colo, acaricie o seu rostinho, ele não vai ficar com manha por isso.

Hora de brincar

As crianças aprendem brincando. Além de ser mais gostoso é mais fácil o aprendizado. Os bebês começam a querem descobrir um universo novo e você é a responsável por apresentar isso a ele. Dê brinquedos ou objetos diferentes, coloridos, brilhantes com texturas e funções diferentes que a criança vai desenvolver melhor suas funções, como a visão e o tato, além de ativar regiões no cérebro.

Nada melhor do que uma boa história

Quem me acompanha sabe o meu amor pela leitura na infância. Agora veja uma boa justificativa: A leitura ajuda no desenvolvimento do cérebro do seu filho. Quando você influência este hábito deste pequeno é maior a chance dele se tornar um apaixonado por história e livros. Para as pequenas, escolha livros com imagens grandes e coloridas e leia muito para ela. Simplifique as palavras para que ela entenda, mude a voz para cada personagem. Simplifique ou elabore mais do que a situação descrita e incentive a criança a participar de alguma forma.

Música para despertar emoções

Além da leitura, a música também pode ser uma grande aliada. Esta pode ser administrada na gravidez. Coloque músicas que você gosta. Cante músicas de ninar. Cantarole para seu filho. A linguagem da música é fácil para as crianças e torna o cérebro mais ativo.

Comentários