Crianças e pessoas desaparecidas do Brasil

pessoas desaparecidasNão existe dor maior para uma mãe do que a perda de um filho e não estou falando apenas da morte, mas sim das crianças que desapareceram e nunca mais voltaram. Alguns anos atrás, ouvi uma mãe da Sé dizer que seria mais fácil aceitar se o seu filho estivesse morto, pois teria um lugar para visitar e lhe homenagear, mas quando as pessoas somem, fica sempre aquela esperança da volta, a preocupação e a saudade.


No Brasil existem milhares de pessoas desaparecidas, desde bebês até mesmo idosos. E existem também muitas ONGs e associações que ajudam na busca dessas pessoas.

Nós, que temos as armas (internet, facebook, twitter) podemos ajudar nessas buscas compartilhando fotos e divulgando nomes de pessoas desaparecidas, já foram encontradas diversas crianças assim.

Estima-se que cerca de 200 mil pessoas desapareçam todos os anos, sendo entre elas 40 mil crianças e adolescentes. Em 2009, o governo criou o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, onde as famílias podem informam sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes e estas informações são repassadas as delegacias e órgãos que estejam devidamente cadastrados, tendo assim uma maior divulgação.

Segundo informações do Ministério da Justiça, nos casos de desaparecimento a divulgação é fundamental, e graças à internet e às redes sociais como o Facebook e Twitter as pessoas podem colaborar e até mesmo ajudar as buscas de uma pessoa desaparecida compartilhando fotos e divulgando nomes, links, etc. Várias pessoas já foram encontradas dessa forma.

Listamos 5 instituições e associações que ajudam essas famílias na busca pelos seus entes queridos e que contam com a ajuda de todos para divulgar os nomes das pessoas que desapareceram em nosso país:

Mães da Sé - ABCD (Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida)
Onde fica?
São Paulo, SP.
O que faz? Desde de 1996, as mães da Sé reúnem-se na escadaria em frente a Igreja da Sé e num protesto pacífico e silencioso erguem cartazes com os rostos de seus filhos e familiares. Além disso a instituição apoia as famílias e ajuda a promover o encontro com os desaparecidos. Segundo informações colhidas no site, a associação já colaborou diretamente para o encontro de mais de 2.657 pessoas.
Como saber mais: A sede se localiza à Rua São Bento, 370 - 9º andar -Conjunto 91 - Sala 02 - Centro - SP ou pelo telefone (11) 3337-3331

Meu filho sumiu
Onde fica?
São Paulo, SP.
O que faz? O site Meu Filho Sumiu é uma ferramenta muito interessante, pois cada criança desaparecida cadastrada é automaticamente compartilhada com os Vigilantes Voluntários. É um sistema de alerta e divulgação em massa e tem como objetivo atuar em cooperação com as ONGs e autoridades do país, na busca por Crianças desaparecidas. Para ser um Vigilante basta baixar os aplicativos para iOS ou Android nos seus dispositivos móveis ou ainda "doar" o seu perfil do Facebook e Twitter, para que fotos e informações de crianças desaparecidas apareçam para os seus amigos.
Como saber mais: Contate no endereço Av. Paulista 37 - 4º Andar, São Paulo ou pelo telefone (11) 2246-2825

ONG Gente Buscando Gente
Onde fica?
Governador Valadares, MG.
O que faz? A ONG faz a divulgação e o cadastro de pessoas desaparecidas de forma gratuita. Apoia às famílias na localização de seus parentes desaparecidos. Ajuda também na busca de pessoas que foram dadas em adoção e que hoje querem reencontrar filhos ou pais biológicos.
Como saber mais: Contate no endereço provisório: Praça Padre Teodoro Araiz, 180 - Maria Eugênia - Governador Valadares - MG.

Divulgando Desaparecidos
Onde fica?
Rio de Janeiro, RJ
O que faz? É um site de divulgação, no qual os familiares cadastram a pessoa que desapareceu e todos os seus dados. O objetivo principal é divulgar, de forma gratuita, fotos e dados de adultos, jovens e crianças desaparecidas.
Como saber mais: Contate pelo e-mail faleconosco@divulgandodesaparecidos.org ou pelos telefones: Net (21) 2179-9749 / Oi (21) 8786-2839

S.O.S. Crianças Desaparecidas
Onde fica?
Rio de Janeiro, RJ
O que faz? O S.O.S. Crianças Desaparecidas é um Programa da FIA (Fundação para a infância e adolescência). Tem o objetivo de divulgar o desaparecimento de crianças e adolescentes, pois consideram esta forma a mais eficiente na busca de pessoas desaparecidas.
Como saber mais: Fica localizada na Rua Voluntários da Pátria, n°120, Botafogo, RJ ou entre em contato pelos telefones: (21) 2286-8337 / (21) 2334-8000 / (21) 2334-8008

Comentários