Dicas para deixar sua casa mais fresca

A temperatura está alta e as pessoas estão sofrendo com o verão mais quente das últimas décadas. Para quem dispõe do frescor de um ar-condicionado está tudo bem, mas para quem não tem um em casa, como suportar os calores acima dos 38°C à sombra? Existem algumas alternativas simples e baratas que podem ajudar a diminuir a sensação térmica dentro de casas, apartamentos e escritórios. Para ensinar estes truques e dar algumas dicas entrevistamos a decoradora e designer Teresa Plaza e o arquiteto Giuseppe Cafasso.

Para ter uma casa sempre arejada o arquiteto Giuseppe Cafasso sugere cuidados na hora de projetá-la: "É necessário elaborar um projeto que permita uma boa ventilação natural através de janelas opostas, fazendo com que o ar entre e tenha por onde sair. Outra boa saída é fazer um sistema de exaustão para que o ar quente saía como janelas basculantes, elementos vazados, etc.".

Segundo a decoradora Teresa Plaza uma boa saída para deixar o ambiente bem harmonioso e refrescante é utilizar ambientes praianos, "eu opto principalmente por cores refrescantes como tons de verdes, azuis e branco, com poucos móveis e pouco tecidos" e complementa "a dificuldade com as residências em cidades, dependendo da situação, é reformá-la em todas as estações".


Confira algumas dicas dos especialistas e refresque a sua casa nesse verão:

Ventiladores
"Uma saída que utilizo muito, quando não se pode colocar ar-condicionado é a utilização de ventiladores de teto, que refrescam muito bem os ambientes", afirma Teresa Plaza e complementa: "Outra saída é ter muita criatividade, utilizando ventiladores comuns. Coloque-os em locais estratégicos, disponha na frente deles garrafas pets com água congelada ou bacias com pedras de gelo ou até mesmo toalhas geladas. Isso ajuda a refrescar o ambiente. Circuladores de ar, também são bem utilizados para refrescar os ambientes".

Plantas 
Segundo Teresa Plaza, as plantas podem ser grande aliadas para o frescor: "Para deixar o ambiente refrescante na área gourmet, living, sala de almoço o ideal é colocar plantas em grandes vasos, especialmente na frente das janelas ensolaradas para que possam absorver parte da energia do Sol".
O arquiteto Giuseppe Cafasso sugere a elaboração de um jardim interno: "Um jardim de inverno gera zonas de sombras com ventilação permanente, ele pode ser improvisado com vasos de barro e plantas de estatura média e um sistema de borrifamento d'água" e complementa, "um bom truque é ter uma pequena fonte, por exemplo, porque o murmúrio d'água sugestiona frescor através do som. Outro grande truque, seriam os telhados verdes, com gramas que retêm parte do calor que seria transferido para o interior da casa".

Iluminação
A iluminação é outro ponto importante na hora de refrescar os ambientes, segundo Teresa Plaza uma boa ideia é utilizar em toda a decoração lâmpadas de led ou lâmpada halógena refletora (par 20) ou fluorescentes. "Esse tipo de lâmpadas, além de refrescar os ambientes, ajuda na economia de energia de até 95%" e complementa "se nos ambientes tiverem luz incandescentes, para refrescar o ambiente, é bom manter as luzes apagadas porque elas esquentam demais e o ambiente fica mais quente do que a luz do sol". A decoradora faz um alerta sobre os aparelhos eletrônicos: "O mesmo vale para muitos aparelhos eletrônicos, se não tiverem sendo utilizados, mantê-los desligados e fora das tomadas, que não precisem ficar plugados, pois mesmo em modo standby muitos permanecem muito quentes".

Ventilação natura
Outra dica é manter as janelas abertas, principalmente a noite, a dica do arquiteto Giuseppe Cafasso é "usar tela mosqueteira e abrir as janelas de madrugada para entrar o frescor da noite".

Cores e tecidos 
Segundo Giuseppe Cafasso o ideal é optar por tecidos de fibras naturais: "tecidos em algodão ou linho e de cores claras para forrar sofás e, se necessário, para cortinas. Retirar tapetes peludos e de cor escura, trocando-os por esteiras de tatame. Usar cores frias em tons pastéis na pintura das paredes".

Toldos
"Se for uma casa, a possibilidade de usar toldos, para criar sombras para as janelas e portas, plantas, várias árvores, podem deixar a janela mais fresquinha", afirma Teresa Plaza.

Comentários