Como evitar a encanação de começo de namoro?

namoroMandar mensagem ou não? Convidar para sair ou fingir que não está pensado nele? Como saber se ele está pensando em você? Nervosismo no começo de um relacionamento é normal, mas encanar demais pode te levar à loucura e até prejudicar a relação. Saiba o que não fazer e quais atitudes tomar para passar - e aproveitar! - essa fase.

Para a psicóloga Dra. Kathya Mutti, coordenadora Cultural de Cursos e Projetos do DPSedes (Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae), todo esse processo é normal: "Todo começo é algo desconhecido. Não conhecemos muito bem o outro, ou mesmo que já seja alguém conhecido, agora o estamos vendo de forma diferente, como um namorado ou namorada. Tente pensar que isto não está acontecendo só de um lado. É um começo para os dois".

Embora seja uma fase comum no relacionamento, é preciso ter certos cuidados, pois o exagero pode prejudicar a relação. "Quando temos medo de algo e deixamos ele nos dominar, não conseguimos curtir e aproveitar os momentos bons. Isso pode acontecer quando conhecemos alguém e queremos curtir essa pessoa. Vem o medo de ficar sozinho, de não ser aceito, escolhido e amado e a gente sem perceber pode jogar isso em cima do outro e isso pesa, assusta e afasta a pessoa", explica a psicóloga.
 
Segundo a Dra. Kathya Mutti, um dos principais motivos desse medo todo é a necessidade que as pessoas têm em serem aceitas. "Nós, humanos, nascemos e vivemos em relação com as outras pessoas, não somos seres tão independentes e nos influenciamos pelo que os outros pensam de nós". E a psicóloga aconselha: "lembre-se que ele ou ela também quer se revelar a você. Não apresse e não procure por garantias deste amor. Quando vocês começarem a se entenderem o sentimento vai ficando cada vez mais forte e cada um será capaz de perceber o amor do outro".


Outro motivo para a insegurança é a incerteza do futuro. Em relação à isso a doutora explica que "o relacionamento é composto por duas pessoas que se interessam uma pela outra sem nenhuma garantia de que vai dar certo. Queremos mostrar o nosso melhor lado, o melhor de nós mesmos para que ele ou ela se apaixonem. E isto é muito natural porque queremos ser especiais e importantes para aqueles que amamos".

Para evitar que a ansiedade prejudique o novo romance e acabe com as chances de um amor verdadeiro nascer, a psicóloga também aconselha: "desencane, isto passa com a convivência e a tranquilidade vem, pois a ansiedade e nervosismo fazem parte das descobertas. É só não ficar colado nisso e aproveitar o que vai acontecendo". É muito difícil usar uma métrica para dizer que a insegurança é normal ou é exagerada. Mas a psicóloga sugere que avalie pelo tamanho do sofrimento: "Uma medida interessante é o nível de sofrimento a que estamos nos colocando. Se houver sofrimento envolvido, sinal vermelho. Afeto, amor e desejo são descobertas para serem vividas sem sofrimento".

A Dra. Kathya Mutti alerta ainda para a insegurança digital: "você pode e deve mostrar ao outro seu interesse e a forma mais rápida de fazer isso hoje, é por mensagem" e complementa: "mas use com moderação, não vá descarregando suas fotos e povoando o outro de mensagens, pois pode revelar sua insegurança em ser aceito por esta pessoa que está entrando em sua vida. Lembre-se: um passo de cada vez. Mande uma mensagem ou foto e segure a onda, espere para ver a reação e veja o que mais a outra pessoa curtiu ou comentou. Isto já pode dar uma pista sobre ele ou ela".

Para se sentir segura, as pessoas tem que ter autoconfiança e não entregar para o outro toda a responsabilidade de lhe fazer feliz. "Não pense, nem viva como se outro fosse a grande solução para todas as suas faltas e angústias existenciais. Pode ser sim seu alento, seu amigo, a melhor parte do seu dia, o que faz sua vida ficar mais colorida. Mas você e só você pode dar a maior importância a si mesma. Quando a gente se gosta, é capaz de ver coisas boas em nós mesmos, mostramos isto ao mundo", finaliza a psicóloga.

Comentários