5 atitudes para Salvar o Planeta

Esta iniciando a Semana do Meio Ambiente e para comemorar nada melhor do que conversar sobre Sustentabilidade. Cada dia mais ouvimos falar sobre sustentabilidade, mas o que isso significa? Bom, eu não sou uma especialista no assunto e não vou escrever um artigo cheio de termos técnicos sobre a sustentabilidade, também não quero fazer uma descrição de dicionário. A minha intenção é de fazer um texto sobre os meus pensamentos sobre o meio ambiente e o mundo em que vivemos.

5 atitudes para Salvar o Planeta

Sustentabilidade é cuidar do presente para ter um futuro. O futuro não é apenas o amanhã ou depois, o futuro é daqui uns anos, quando minhas filhas (uma de 11 anos e a outra de 9 meses) forem levar os seus filhos para brincar num parque, tomar banho de rio e ver as borboletas pousando nas flores.

Ninguém tem força sozinho para proteger o meio ambiente e o planeta, mas se cada um fizer a sua parte, poderemos diminuir os estragos de anos e talvez ter um futuro verde e cheio de belezas para nossos filhos e netos. Nosso Planeta está doente e devemos ajudar ele a sarar. Mas como isso é possível?

Leia também:
7 atitudes para salvar o mundo 

Para começar podemos aproveitar os recursos naturais (sol, chuva, vento, vegetação) para produzir energia, economizar água, produzir alimentos. Podemos ainda reciclar e reutilizar o lixo que pode ser reaproveitado, reduzindo os danos a natureza e o lixo.

Quando assisto aos telejornais fico chocada com o tamanho da poluição, nosso solo está ficando "pobre" devido aos desmatamentos. Nossos rios poluídos por culpa dos lixos que não são reciclados e resíduos químicos que desbocam diretamente neles. E o que nos importa tudo isso??? Para vocês não sei, mas eu gostaria que minhas filhas e meus netos, bisnetos, etc... possam passear na beira mar molhando os pés, que possam rolar na grama nos dias de sol e tomar banho de chuva no verão.

Pode ser que eu esteja pedindo muito, mas acredito que ainda tenhamos tempo para melhorar a saúde do planeta e que meus sonhos possam ser realizados. Para isso, precisamos apenas de um pouco de dedicação, empenho e seguir alguns passos:

Economize água
Não importa quem paga a conta da água, se é você ou seu pai ou o vizinho. A água é um bem essencial para a vida e está ficando escassa. Sei que o assunto é repetitivo, pois desde que eu era pequena já ouvia dizer que apenas 3% da água do planeta era potável e hoje vemos como está São Paulo e as grandes cidades brasileiras que convivem com a falta de água frequente. Alguns cuidados essenciais para economia de água são:
  • Não lavar calçadas com mangueira;
  • Para regar plantas e lavar calçadas acumule água da chuva em cisternas, que devem ser bem vedadas por causa do mosquito da dengue;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes;
  • Diminua o tempo do banho.
Evite o consumismo
Comprar itens desnecessários por simples desejo ou compulsão é um desperdício, pois este produto logo será desinteressante e acabará no lixo. Para evitar o consumismo siga algumas dicas:

  • Planeje sempre as suas compras, faça lista de compras para ir ao supermercado;
  • Não compre mais do que você precisa;
  • Compre menos e melhor;
  • Pense: "Realmente é necessário compra isso?"
Recicle, Reutilize e Reduza

Na internet você encontra uma grande variedade de artesanatos feitos com embalagens. Outra ideia é comprar refil de produtos e aproveitar as embalagens. Tente não descartar um objeto sem ter esgotado suas possibilidades de conserto, transformação e reutilização.

Separe seu lixo
Contribua com o meio ambiente separando os lixos secos e orgânicos, se tiver coleta seletiva na sua cidade, capriche e separe papel, plástico e vidro. Faça uma horta orgânica e utilize as cascas e o lixo molhado para adubar a terra.

Seja um portal voz da sustentabilidade
Converse com as pessoas, divulgue esta ideia. Você pode sensibilizar os outros falando do futuro do nosso planeta e dos valores e práticas do consumo consciente. Fale sobre a importância da redução e reciclagem, mobilize seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

Outras atitudes que podem mudar o mundo:
  • Ande mais a pé ou de bicicleta;
  • Utilize folhas de papel dos dois lados;
  • Use sacolas retornáveis, existem modelos lindos e recuse sacolas plásticas sempre que for possível;
  • Não desperdice água;
  • Não desperdice luz;
  • Cuide da sua casa, evite vazamentos de água ou lâmpadas acesas;
  • Não jogue lixo no vaso sanitário;
  • Evite o desperdício de alimentos, converse com a sua família e peça que sirva apenas o que forem comer.

Comentários