O Dr. responde, Bate-papo sobre o Coletor menstrual

Já falamos sobre alguns prós e contras do Coletor Menstrual na matéria Coletores vaginais são alternativas segura e sustentável aos absorventes higiênicos.

Neste post conversamos com o Dr. Alberto Guimarães (CRM 66026), ginecologista e obstetra que nos tirou mais algumas dúvidas neste bate-papo sobre o copo coletor.

Bate-papo sobre o Coletor Menstrual - Dr. Alberto Guimarães

O que é?

Coletor Menstrual é um copo destinado a coletar o conteúdo menstrual diretamente do colo uterino.

Onde é colocado?

Ele é colocado no canal vaginal.

De que é feito?

O copo coletor é produzido de silicone medicinal.

É descartável?

Não. O silicone é material muito resistente, se adequadamente higienizado pode durar até 10 anos.

Como higienizar?

A higienização devera ser realizada utilizando-se sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia. Após o final do ciclo pode ferver o coletor por  5 min para guarda-lo, de preferencia acondiciona-lo nas embalagens que acompanham o produto.

Pode causar alergias?

Não, por ser um produto inerte ao organismo, é do mesmo material utilizado nas próteses mamarias, por exemplo. Em função do material que é fabricado, silicone medicinal, ele tem poucas chances de causar alergias, seguramente muito menor que os absorventes.

Causa desconforto?

Não. O silicone é flexível e se adapta a vagina e sua musculatura, não provoca alteração no tônus muscular.

De quanto em quanto tempo deve ser esvaziado?

A capacidade o copo é de aproximadamente 30 ml,  portanto devera ser esvaziado em função do fluxo menstrual podendo variar de 6 a 12h. O conteúdo deve ser desprezado no vaso sanitário, e após higienizado, reinserido na vagina.

É verdade que diminui os odores típicos da menstruação?

Sim, basicamente em função do material que é constituído que dificulta a proliferação de fungos e bactérias e  pelo fato do sangue coletado não ficar em contato direto com o ar, evitando  a eliminação de odores característicos do sangue em decomposição.

Existem tamanhos diversos ou é de tamanho único?

Existem fabricantes que só disponibiliza um tamanho, outros que oferecem dois tamanhos, cuja diferença é uma pequena variação de diâmetro  variando de 4,0 a 4,3  cm, mas a altura é a mesma, cerca de 7,2 cm, sendo o de menor diâmetro indicado para a mulher que ainda não teve filho e o de maior diâmetro para a mulher que já deu a luz.

Existem contraindicações?

Oferece a possibilidade de um melhor conhecimento e do corpo feminino, não tendo contraindicação absoluta.

Comentários

  1. Ótimo "tira-dúvidas"!!!! Bem direto e simples, o que facilita o entendimento!!!
    Tem vários grupos no Facebook sobre os coletores, como esse, exclusivo para mulheres que querem conhecer mais sobre o assunto: www.facebook.com/groups/inciclocoletormenstrual

    ResponderExcluir
  2. Na Loja do Portal EcoHospedagem temos o coletor a venda!! http://ecohospedagem.lojaintegrada.com.br/coletor-menstrual…
    A Loja do Portal EcoHospedagem só vende produtos que tenham alguma relação com a sustentabilidade... e o coletor menstrual não podia ficar de fora. É uma opção prática, econômica e sustentável para as mulheres!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.