4 passos para ir bem no Enem e no vestibular

O fim de ano está chegando e nesse momento começam as provas finais, assim como o ENEM (que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro) e os vestibulares. O nervosismo e a insegurança prejudicam muitos alunos nessa fase da vida, mas o que mais prejudica é não saber estudar, e não estamos apenas falando sobre abrir o livro e ler, mas sim, sobre a maneira com o aluno se comporta em sala de aula. Para aprender realmente temos que discutir, prestar atenção ao que é ensinado e reagir ao que acontece a sua volta.

4 passos para ir bem no Enem e no vestibular


Alguns aspectos são muito importantes na hora de aprender:

Ter atitude positiva

Tudo é importante na escola, todos os assuntos abordados nas disciplinas têm a sua relevância na vida. O aluno deve acreditar que esses assuntos contribuirão para o desenvolvimento das suas capacidades futuras e se esforçar para entender o que aquilo irá lhe beneficiar. Aprender não ocupa espaço.

Pensar no coletivo

Quando um aluno conversa em sala de aula, ele não prejudica apenas a si mesmo, mas ele prejudica o todo. Quando o professor está explicando uma matéria e é interrompido, ele perde ‘o fio da meada’ e acaba não concluindo a explicação. Os estudantes devem evita brincadeiras, conversas sobre outros assuntos durante a aula.

Ter espírito crítico

Muitos assuntos abordados em sala de aula devem ser discutidos, pois é dessa forma que a matéria ‘entra na cabeça’ de alguns alunos. Aprender é muito mais do que escutar e copiar matéria, aprender é compreender o que foi dito e o que se está copiando. Não devemos acatar a tudo que o professor diz, sem ter uma opinião sobre o assunto. Uma boa forma de experimentar esse espírito crítico é ler bastante e estudar previamente o conteúdo antes do professor dar em sala de aula.

Fazer bons apontamentos

Nem tudo o que o professor explica está em livros ou no texto que ele deu. Por esse motivo, é importante fazer anotações durante a aula. Vale usar post it, caneta colorida, uma folha atrás do caderno. O importante é anotar coisas que o professor revela durante a explicação. Desta maneira o aluno consegue construir uma memória visual daquele momento da explicação e facilita a sua memorização.

Comentários