Sustentabilidade X Consumismo

Falar sobre sustentabilidade e deixar de falar sobre o descaso com roupas e calçados chega a ser incoerente. O consumismo é algo que devemos melhorar em nosso comportamento para nos realizarmos e sermos pessoas mais sustentáveis, pois não adianta cobrar atitudes do governo e da comunidade, se você não está fazendo sua parte.

Sustentabilidade X Consumismo
Mas o que tudo isso tem haver com as minhas roupas e sapatos? Você já parou para pensar se realmente precisa de tanto sapato e roupa assim? E se há a real necessidade de comprar roupas novas ou é só por apelo das propagandas? Pois é, roupas e calçados não seriam de caráter público se os artigos que você deixa de usar tomassem o rumo certo. Lá vem outra pergunta, qual é a finalidade certa para dar nas roupas e calçados que eu não uso mais? Você tem várias opções, vejam algumas aqui:

1- Doar

Você estará fazendo um bem para quem necessita e desocupando o seu armário, você pode doar em várias instituições, como em postos de saúde, creches, escolas, hospitais, igrejas, ONGs, com certeza estes locais darão o devido fim para as coisas que você não usa mais. Além de ser uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente, ainda será uma pessoa solidária.

2- Customizar

Virou moda a customização, calça viram bolsas, camisas se transformam em lindos vestidos, entre outras coisas. É o reaproveitamento de roupas, sai mais em conta levar algumas peças na costureira e pedir que ela repagine para você do que comprar roupas novas. Na internet você encontra diversos tutoriais ensinando como fazer.

3- Vender em brechós ou fazer um brechó de garagem

Muitas vezes a gente comprar aquela roupa que é tudo, usa uma ou duas vezes e esquece no cantinho do roupeiro, você tem dó de dar por que custou os olhos da cara, não quer customizar por que é uma peça única, o jeito é levar num brechó e tentar vender ou trocar por outra peça, ou ainda, deixar lá consignado para ser vendido pelo preço que você quer. O brechó de garagem também é uma boa opção neste caso, você se desfaz de coisas que não quer mais e ainda ganha um dinheirinho extra.

Comentários