Amamentação, como evitar e tratar as rachaduras nos seios

Quem já amamentou sabe dos transtornos do começo da amamentação. É seio que empedra, bico do seio rachado, dor e sofrimento. Daí você olha nas redes sociais as mães falando da maravilha que é amamentar e sofre com o pensamento que você, apenas você não consegue ter prazer neste momento.

Amamentação, como evitar e tratar as rachaduras nos seios

Mas saiba que muitas mãe sofrem também com a dor, rachaduras e empedramento. Na realidade, quase todas sofrem com isso, mas algumas não admitem e outras procuram um tratamento logo. Confira algumas dicas de como tratar as rachaduras do seio:

Prevenção


Durante a gestação você pode prevenir as rachaduras e fissuras com banhos de sol ou banhos de luz. Evite usar conchas de amamentação, buchas e pomadas para preparar os seios, pois o tiro pode sair pela culatra e o efeito ser contrário.

O banho de sol deve ser feito das 10 da manhã até as 16 hs. A gestante deve expor o seio por 30 minutos, com protetor solar. A exposição ao sol deixará a pele do seio maios resistente. Faça isso durante 3 meses.

Em regiões mais frias, onde colocar o seio a mostra pode ser desconfortável, o ideal é fazer o banho de luz. Para isso, você deve utilizar uma lâmpada de 40 a 60 watts a uma distância de 15 cm do seio, por um período de 15 minutos em cada seio, todos os dias, por pelo menos 3 meses durante a gestação.


Durante a amamentação


Higiene
O bico do seio deve ser lavado apenas com água, para que não tire a lubrificação natural que ele possui. Nada de esfregar com bucha ou passar sabonete para limpar a pele.

Sutiãs adequados
Use sempre sutiã, pois quando não usa a tendência do seio encher mais do que o necessário e pesar, causando o desconforto. Use aqueles para amamentação, que sustentam o seio enquanto você amamenta. Escolha de algodão, pois deixa o seio respirar.

Rolinhos de fralda
Muitas mulheres optam pelo uso da concha para proteger os seios, mas isso pode ser desastroso, pois as conchas protegem do atrito do seio com o tecido do sutiã, mas também podem proliferar fungos e assim adoecer as mamas. O ideal é fazer um tipo de rosquinha com um pedaço de tecido de fralda e colocar em volta do bico do seio, deixando o bico livre e longe do sutiã.

Óleo de girassol e pomada de lanolina
Nas farmácias encontramos o óleo de girassol e a pomada, ele previne e trata rachaduras e fissuras, pode ser utilizado sem medo, pois é um produto natural, não necessita retirar para dar mama.

Leite materno
O leite materno tem propriedades curativas e pode tratar os seio rachados. Para isso é necessário, que antes e depois de cada mamada você pressione o bico e passe um pouco de leite no bico e na auréola.

A pega do bebê
As causas da rachadura quase sempre estão relacionadas com a pega certa do bebê, eles estão com fome, querem mamar logo e então pegam de qualquer jeito, causando dor e sofrimento. O bebê tem que abocanhar o bico do seio todo, pois assim pegará os ponto certo das glândulas e sairá mais leite, facilitam o mamada. Quando for retirar o bebê do seio tem que cuidar para que ele não esteja grudado, coloque o dedo no cantinho da boca e afaste-o com cuidado.

Comentários