Postagens

Mostrando postagens de abril 6, 2013

Doenças de crianças V: Sarampo

Imagem
O sarampo é uma das doenças infecciosas mais comuns em todo o mundo e também uma das maiores causas de morte em alguns países subdesenvolvidos. O vírus propaga-se por contato direto ou íntimo e, após um período de incubação de 8 a 15 dias, provoca febre, tosse seca e vermelhidão nos olhos, a que se segue uma erupção característica rosa-amarronzada por todo o corpo. Às vezes, surgem manchas brancas, conhecidas por manchas de Koplik, no interior das bochechas, 1 ou 2 dias antes da erupção na pele.

Doenças de crianças IV: Conjuntivite

Imagem
Geralmente, o primeiro sintoma da conjuntivite  é a sensação de ter grãos de areia no olho, provocando irritação e coceira. A conjuntiva - uma delicada membrana que cobre a esclerótica (o chamado "branco do olho") e a parte interna das pálpebras - começa a inflamar, causando vermelhidão e dores. Por vezes, o olho fica também pegajoso e com crostas, principalmente pela manhã, alterando as feições da pessoa atingida.

Doenças de criança III: Brotoejas

Imagem
Essa forma de dermatite, inofensiva mas irritante, afeta mais comum ente as pessoas com excesso de peso e os bebês, durante o tempo quente. Aparece em geral nas dobras da pele ou nos locais em que a roupa está apertada. A pele recupera-se rapidamente quando o tempo refresca. O que dizem as medicinas alternativas É aconselhável lavar a área afetada com uma infusão fria de calêndula ou alfazema para reduzir a inflamação. As folhas de muitas plantas carnudas, como algumas espécies de sempre-viva, pelo elevado conteúdo de mucilagens, podem refrescar e suavizar a coceira quando aplicadas na área afetada. O que dizem os médicos Não há qualquer remédio de efeito rápido. Os médicos geralmente aconselham os doentes a vestir roupas largas, evitar o sol direto e tomar banhos ou duchas com frequência. A loção de calamina traz algum alívio. Usa-se também a pasta d'água, ou a maisena, polvilhada sobre as áreas com brotoeja. Relacionadas: Amigdalite Assaduras Brotoejas Conju

Doenças de crianças II: Assaduras

Imagem
Em continuação a matéria Doenças de Crianças I, na qual falamos de conhecida amigdalite , agora falaremos sobre as temíveis assaduras , quem tem um bebê sabe que quanto mais cuidamos mais eles estão susceptíveis a essa "doença".  Como identificar? Mas porque ela acontece? E como tratar? A assadura acontece quando a pele da região genital da criança permanece vermelha, irritada, inflamada, devido à excessiva acidez do xixi do bebê, ao uso de calças plásticas e à demora em trocar as fraldas. Pode ainda ser causada pelo "sapinho" que sai nas fezes e deixa o bumbum do bebê muito assado. As fezes ficam "quentes" também por causa dos dentinhos que estão nascendo, causando mais assaduras. É ideal que a mãe amamente o bebê no peito, pois isso diminui a acidez da urina e das fezes do bebê. Se a criança é amamentada ao peito, é útil a mãe seguir a alimentação sugerida para quem amamenta. Água (de 6 a 8 copos por dia) é fundamental para a mãe que amamenta.

Doenças de criança I: Amigdalite

Imagem
Dia 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde , por essa razão farei um especial para as mamães e papais sobre Doenças de Crianças. As crianças aparecem com cada doença estranha, outras vezes é aquela mesma que nós já tivemos quando éramos pequenos. Você conhece as doenças e os males que mais atingem os pequenos? Sabe como lidar com isso? Ou identificar um sintoma? Não são dados médicos e sim minha experiência de mãe e algumas pesquisas em livros. É sempre importante lembrar que em qualquer sinal de alguma doença infecciosa ou não você deve levar seu filho ao médico. Veja a seguir uma lista dessas doenças e em sequencia faremos uma descrição de cada uma delas. Hoje falaremos da Amigdalite . Amígdalas Inflamadas ou Amigdalite As crianças são mais propensas a ter amigdalite do que os adultos, principalmente as menores de 9 anos. Amigdalite é uma doença infecciosa e contagiosa. Ela ataca as amígdalas, que são duas massas esponjosas situadas no fundo da garganta. Essa doença provoca for