Cuidados pós-enchente: Recomendações do Ministério da Saúde

Sabemos que os últimos dias tem sido difíceis, mas depois do caos passar temos que pensar na volta para casa e nos cuidados pós-enchente após a diminuição das águas. A Secretaria de Vigilância em Saúde e o Ministério da Saúde publicaram recomendações que são cruciais neste momento.

Cuidados pós-enchente: Recomendações do Ministério da Saúde

Limpeza de Lama: Use máscaras, luvas e botas para limpar a lama e evitar doenças como a leptospirose. Utilize uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para desinfecção e finalize com água e sabão.

Higienização de Reservatórios: Limpe caixas-d’água e cisternas para prevenir contaminação. Esvazie, limpe e desinfete com hipoclorito de sódio, depois encha com água limpa e aguarde a desinfecção completa.

Descarte de Alimentos e Medicamentos: Elimine alimentos e remédios que tiveram contato com a água da enchente. Consuma apenas água potável, fervida ou tratada com hipoclorito de sódio.

Cuidados com Roupas e Móveis: Descarte itens encharcados e lave os que foram molhados indiretamente. Exponha móveis e estofados ao sol para eliminar vírus e bactérias.

Para mais detalhes, consulte o GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE disponível no site do Ministério da Saúde.

DOENÇAS 

Prevenção e Cuidados durante Enchentes: Leptospirose, Hepatite A e Outros Riscos. Durante períodos de enchentes, como os que frequentemente ocorrem no Rio Grande do Sul, é crucial estar atento aos potenciais riscos para a saúde, incluindo doenças como a leptospirose e a hepatite A, bem como acidentes com animais peçonhentos. Escrevemos um Post completo sobre estes problemas e como tratá-los.

Curta nossa redes sociais: Facebook e Instagram

Gostou do Conteúdo? Compartilha com os amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Sustentabilidade X Consumismo

Abacaxi com mel para gripe, tosse e pneumonia