Dengue x Leptospirose: Como Diferenciar e Agir

No momento, o Rio Grande do Sul enfrenta a pior enchente de sua história e está lidando com uma epidemia de dengue. A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), está orientando a população gaúcha sobre as semelhanças e diferenças entre os sintomas de leptospirose e dengue. É fundamental que, ao apresentar os primeiros sinais, as pessoas busquem a assistência de um profissional de saúde, seja nos serviços de saúde locais ou nos abrigos.


Tanto a dengue quanto a leptospirose apresentam sintomas iniciais como dor de cabeça, febre alta e dor muscular. Não há sintomas exclusivos de uma ou outra doença; no entanto, é mais comum a dengue provocar dor atrás dos olhos e nas articulações, enquanto na leptospirose é mais característica a dor na panturrilha e na lombar. As doenças são muito similares nos sintomas iniciais. Confira mais detalhes sobre as duas doenças:

Leptosirose


Leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda transmitida principalmente pela exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, especialmente ratos. A contaminação pode ocorrer por meio da pele com lesões ou mesmo em pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada, além de também poder ser transmitida por mucosas. Os sintomas podem surgir entre um e 30 dias após a exposição e incluem febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (especialmente na panturrilha) e calafrios.

Os casos suspeitos de leptospirose estão sendo identificados pelos municípios, porém, há dificuldades para notificar o Estado e enviar amostras para análise posterior.

Dengue


Já a dengue é uma doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta de início rápido e mal-estar geral, com sintomas que normalmente duram até sete dias. A principal forma de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Este ano, o Rio Grande do Sul já registrou mais de 105 mil casos confirmados e 131 óbitos por dengue, números que representam os maiores registros da doença em um único ano, mesmo estando ainda no início de maio.

Resumindo

Dengue

  • dor de cabeça
  • dor atrás dos olhos
  • dor nas articulações
  • febre alta
  • manchas na pele
  • dor muscular


Leptospirose

  • dor de cabeça
  • febre alta
  • dor muscular
  • dor na panturrilha

Lembre-se:

Aos primeiros sinais, busque o auxílio de um profissional de saúde, seja nos serviços disponíveis ou nos abrigos.

Fonte: Governo do RS

Curta nossa redes sociais: Facebook e Instagram

Gostou do Conteúdo? Compartilha com os amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Sustentabilidade X Consumismo

Abacaxi com mel para gripe, tosse e pneumonia