Sorria, você está sendo espionado

Sorria, você está sendo espionado

Você já teve aquela impressão de estar sendo vigiado? Que tem alguém seguindo seus passos??? Saiba que você está sendo vigiado diariamente, em todas as suas redes sociais. 

Parece uma coisa de filme, invenção da cabeça de louco, ou até mesmo teoria da conspiração, mas não, você realmente está sendo vigiado. Através de tudo o que você pesquisa, fala e conversa. O seu celular, a internet e os aplicativos que você usa estão vendo suas preferências para te oferecer produtos que você quer obter e consumir.

Não vou continuar com minha teoria da conspiração, pois daqui a pouco vão perguntar qual o nome do sanatório que eu estou internada, vou citar fatos e exemplos e você me dirá se já aconteceu com você. OK?

Você já pegou o Facebook de outra pessoa e olhou? Não finja que não. 

Ninguém quer saber se você espiona o namorado ou namorada. O meu marido, um dia me disse: 'o teu Facebook é mais interessante que o meu'. Até então eu não tinha percebido como, mesmo tendo os mesmos amigos e alguns interesses em comum, as nossas redes aparecem coisas tão diversas. Para isso tem a explicação do algoritmo que seleciona suas buscas e mostra o que mais lhe interessa, tudo bem.

Já apareceu propaganda de um produto que você falou nas redes sociais? 

Mas como explicar, quando eu estou conversando de algum produto, alimento ou assunto aleatório e o mesmo pipoca nas minhas redes sociais? Aí você vai me dizer: "Ah, você pesquisou sobre o assunto", não, não pesquisei. Apenas falei e pimba, lá estava uma matéria, aquelas que tem escrito em cima: 'Sugerido para você' ou 'Matéria patrocinada'. 

Na verdade, não fico chateada, um pouco assustada sim, mas não brava, pois geralmente são assuntos úteis e de meu interesse, mas é um pouco (ou muito) assustador, isso é. O que eu já tinha notado era as propagandas, produtos que você pesquisa ou fala que gostaria começam a aparecer na timeline, até aí tudo bem, pois você está dando a informação, está buscando.

Sugestões de amigos distantes

O Facebook já te sugeriu aquele amigo que faz anos que você não vê e que não tinha encontrado ainda, pois não tinham amigos em comum? Isso já aconteceu comigo. Desde que a rede começou busquei algumas pessoas que foram importantes na minha vida e não as encontrei. Algumas apenas guardei na lembrança. Então, de repente, aparece uma lista de sugestões na timeline, e lá entre diversos amigos de amigos, um rosto familiar que não tem nenhum amigo em comum. Isso parece bruxaria.

Quando aparece uma propaganda de um produto que você apenas falou com um amigo 

Me sinto assustada quando estou assistindo um vídeo e no meio a pessoa começa a falar de um produto que eu tinha conversado durante o dia. Isso é para não dizer que minha implicância é com o Facebook.

Conclusão:

Para falar sério, não tenho implicância contra nenhuma rede, e na verdade acho inteligente esta venda casada de produto e propaganda, este post é para você que já notou isso, saber que você não está sozinho. Eu também já notei. 

Já adquiri muitos produtos nestas propagandas e até faço uma pesquisa rápida e fico esperando que os sites encontrem os produtos para mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Sustentabilidade X Consumismo

Abacaxi com mel para gripe, tosse e pneumonia