Sustentabilidade: 4 Atitudes para um mundo melhor

Estamos correndo atrás do relógio, em busca de um mundo melhor, tentando recuperar os estragos que nós e nossos ancestrais, causamos no nosso planeta. Se cada um fizer a sua parte podemos diminuir os danos causados. O problema é que o mundo é muito grande, e são poucas pessoas que entram nesta consciência.

sustentabilidade

A consciência é algo que deve ser adquirido desde a infância, devemos ensinar nossos pequenos a proteger o planeta. As crianças são seres que devem serem educados e moldados, pois nós somos quem deve dizer o que é certo e o que é errado, devemos ter atitudes condizentes com nossas palavras, pois os as crianças aprender muito mais com o que vêem do que com o que ouvem.

Mas o que é sustentabilidade? Como posso ser sustentável? São dúvidas que ainda existem nos dias de hoje, as pessoas ouvem falar de sustentabilidade e tem vergonha de dizer que não sabem. Vejam algumas atitudes que você pode fazer em casa para mudar o mundo:

Não jogar lixo na rua

O lugar do lixo é no lixo, você não é dono da rua e não tem o direito de sujar um ambiente comum, além disso o plástico, as guimbas de cigarro, garrafas e embalagens de produtos, são feitos de materiais que não se desintegram e não são biodegradáveis, o que prejudica o meio ambiente por um longo tempo. Além da sujeiras nas ruas ainda atrapalha o funcionamento da cidade, causando enchentes. Os animais são grandes vitimas dos plásticos, pois não sabem diferenciar uma embalagem de um alimento.

Não desperdice

Embora você pague conta de água e de luz, você não tem o direito de gastar a vontade. Já existem no mercado diversos produtos que são movidos a luz solar, mas não vamos tão longe, apague as luzes quando sair de um ambiente, não lave calçada com água corrente, armazene água da chuva para rega plantas, além de ajudar o meio ambiente você fará uma grande economia, seu bolso vai agradecer.


Separe o lixo

É uma pequena atitude que pode ajudar e muito, comece separando o seco do molhado e entregue aos catadores, que eles levarão os lugares apropriados para reciclagem. Muitas cidades já possuem a coleta seletiva.

Plantar uma árvore

Se você plantar uma árvore, cuidar, regar e ver ela crescer, colher os frutos dela você irá dar mais valor as plantas. É tão gosto sentar na sombra de uma mangueira e comer uma manga do pé, o sabor é outro e você estará ajudando o nosso ar a ficar mais puro.

Comentários