13 mitos ou verdades sobre a alimentação

Existem muitas dúvidas a respeito da alimentação, muitas pessoas tem feito dietas cortando carboidratos ou lactose ou o glúten. Tem outras que não consomem açúcares e gorduras. Mas como saber o que é bom ou mal para a sua saúde? É verdade que beber líquido durante as refeições engorda? Ou que os carboidratos são proibidos na dieta?
É mito ou verdade??? 13 dúvidas sobre a alimentação

Essas e outras dúvidas fazem parte do nosso dia a dia e as vezes prejudicam nossa saúde. Segundo a minha nutricionista podemos comer de tudo um pouquinho, sem exageros. Com base em pesquisas na internet vou postar alguns mitos e verdades sobre a alimentação, confira e deixe a sua opinião.

Beber líquido durante as refeições engorda
Mito
Vamos a primeira questão que todos falam sempre. As bebidas sem calorias tais como: água, sucos e refrigerantes diet ou light não engordam e podem ser ingeridos antes, durante e depois das refeições. Os refrigerantes comuns, sucos e bebidas alcoólicas possuem muita caloria, por isso devem ser consumidos com moderação.

É mito ou verdade??? 13 dúvidas sobre a alimentação

Comer rápido faz mal
Verdade
Comer muito rápido libera adrenalina, o hormônio do stress, isso faz com que a digestão fique prejudicada. Os especialistas também não recomendam comer vendo televisão, lendo ou em ambientes muito estressantes. As refeições devem ser um momento prazeroso e de confraternização.

Comer ovo aumenta o colesterol
Mito
Por muito tempo associavam o ovo ao aumento do colesterol, hoje se sabe que todos os alimentos ricos em gordura saturadas  (carnes, toucinho, leite integral, queijos, creme de leite e requeijão) também aumentam o colesterol. O consumo de ovos assim como qualquer outro alimento deve ser moderado, mas não é preciso abolir o uso dessa proteína por conta do colesterol. 

Quem está de dieta deve evitar os carboidratos
Mito
Os carboidratos não são o grande vilão no aumento de peso. O responsável por engordarmos são as gorduras. A alimentação deve ser balanceada, evite misturar carboidratos e prefira a versão integral, pois ajuda a regular o intestino por causa das fibras.

Posso comer frutas a vontade, pois não tem calorias
Mito
É mito ou verdade??? 13 dúvidas sobre a alimentação
As frutas são aliadas de uma dieta balanceada, são fontes de fibras e sais minerais, mas junto de tudo isso também tem a frutose (açúcar). Como qualquer outro alimento elas devem ser consumidas, mas sem excesso. Outro fator importante é o tipo de fruta a ser consumido, por exemplo as calorias que tem em uma maçã são as mesmas de duas colheres de sopa de abacate.

Leia também:
O inverno é a época ideal para fazer dieta e emagrecer
15 alimentos para substituir na sua dieta

Tomar café traz riscos  à saúde
Mito
Vou me repetir, o que faz mal é o excesso. O café consumido com moderação não causa mal algum. Um cuidado extra para as pessoas que tem arritmia ou pressão alta, pois o café é estimulante. O ideal seria consumir três xícaras por dia, mas sem açúcar.

Beber cerveja "dá" barriga
Verdade
As bebidas alcoólicas são muito calóricas, o que já "ajuda" a engordam, além disso por ser gasosa ela aumenta o volume do estômago.

Se for um alimento diet e light posso consumir à vontade
Mito
Nada em excesso faz bem. Os produtos diets são para quem não pode consumir açúcar, isso significa que ele possui gordura, aliás as vezes mais do que os normais. Os lights são sem calorias, eles tem uma taxa menor de açúcares e gordura, mas não é zero. Nesse caso o consumo em excesso é trocar 6 por meia dúzia.

É melhor para a saúde consumir vinho tinto do que o branco
Mito 
Ambos reduzem o risco cardiovascular e aumentam de igual forma o colesterol bom (HDL). Mas não se esqueça, beba com moderação, pois o álcool é rico em calorias.

É melhor comer biscoitos de água e sal do que o pão branco, pois têm menos calorias
Mito
Isso é totalmente irreal, os biscoitos parecem inofensivos, mas eles tem tanta ou mais gordura que o pão. Prefira o pão, de preferência o integral.


É mito ou verdade??? 13 dúvidas sobre a alimentação

É bom ingerir iogurtes quando se tomam antibióticos 
Verdade
Os antibióticos destroem a flora intestinal, nesse caso os lactobacilos do iogurte ajudam a recuperá-la. 

Comer bananas engordam
Mito
Não abuse, essa é a palavra de ordem. Mas comer uma banana média, são apenas 80 calorias. Além disso, é uma fonte rica em potássio, ácido fólico e vitaminas A e C, que combatem o envelhecimento.

Ficar em jejum ajuda a emagrecer
Mito
Essa é uma prática comum de quem quer emagrecer, e no início dá certo. Mas logo o seu organismo reage e começa a trabalhar mais devagar para gastar menos. Para emagrecer, o ideal é diminuir as calorias ingeridas.

Comentários