Curiosidades sobre a Páscoa que você não sabia

Em 2018, a Páscoa cairá no dia primeiro de abril. Embora seja uma data muito importante, religiosamente, muitas pessoas esquecem o verdadeiro motivo pelo qual é comemorada a data. De acordo com a Bíblia Cristã, muito antes de Cristo morrer na cruz e ressuscitar no Domingo de "Páscoa", os judeus já comemoravam a data.

Páscoa

Confira alguns fatos sobre a Páscoa que você não sabia:

A Páscoa dos Judeus

A palavra Páscoa, em hebraico, significa passagem e está relacionada a travessia dos judeus pelo Mar Vermelho, sob o comando de Moisés. É por esse motivo que o povo judeu comemora até hoje a Páscoa.

A Páscoa Cristã

Quando Jesus foi crucificado era uma sexta-feira, a Sexta-feira Santa, e ele ressuscitou na manhã do Domingo de Páscoa dos judeus. A coincidência das datas, fez com que os cristãos adotassem o feriado em seu calendário, dando um novo sentido à data. Os cristãos comemoram a ressurreição de Cristo e não a saída dos judeus do Egito.

O coelhinho da Páscoa e os ovos

O coelhinho e a distribuição de ovinhos surgiram muito tempo depois e na realidade não tem muito sentido. Segundo informações do site Folha de São Paulo, o coelho é símbolo da páscoa por ser sinônimo de fertilidade e também, porque em lugares que nevam, os coelhos são os primeiros a aparecerem quando o inverno vai embora.

Leia também:
Páscoa, tempo de amor e confraternização
Uma linda história de páscoa para compartilhar

Os ovos significam renovação, nascimento, vida nova. Antigamente, as crianças recebiam lindos ovos de galinha pintados a mão e recheados de doces. Mas logo os ovos de chocolate tomaram o seu lugar e fizeram a alegria das crianças e dos adultos.

Para refletir:

A páscoa comemora duas grandes demonstrações de fé e esperança. Na primeira, Moisés salva o seu povo, atravessando o Mar Vermelho. Na segunda, Cristo ressuscita e prova que é o nosso salvador. Por esse motivo, é importante ensinar os filhos sobre o verdadeiro significado da Páscoa.

Comentários