Cuidados com a pele nesse verão

A estação mais quente do ano está chegando e com ela vem o calor, desidratação e queimaduras de sol. Mas tudo na vida tem jeito, para o calor nada melhor do que a praia ou a piscina, para evitar a desidratação muita água e contra as queimaduras o nosso amado protetor solar. Conversei com a Dra. Katia Haranaka, Médica com especialização em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora, que me deu algumas dicas.

Pele saudável

Ao contrário do que muita gente pensa, mesmo que nosso veraneio seja na cidade devemos ter os mesmos cuidados na exposição ao sol.

Cuidados básicos com a pele:

Hidratação: a pele é o maior órgão do corpo humano. Devemos hidratá-la e essa hidratação deve começar de dentro para fora. No verão, principalmente, é necessário beber no mínimo 3 litros de água por dia. Outro cuidado importante é o uso de hidratante para manter a saúde da pele.

Protetor solar: use sempre, em dias quentes ou frio, pois os raios ultravioletas UVA e UVB estão sempre agindo. Escolha um para seu tom de pele. Na praia o fator FPS deve ser de no mínimo 40, reaplicado de hora em hora. Já para o dia a dia da cidade podemos usar o fator 26.




Bonés e camisetas: Crianças e pessoas de mais idade devem ainda fazer o uso de bonés e camisetas na praia


Chinelos: a areia e a água do mar podem causar irritações, descamações e manchas na pele. O uso do chinelo ao caminhar na beira mar é essencial para manter a saúde dos pés. Evitando também fungos e bactérias que podem entrar pelos pés.

Ducha de água doce: se for passar o dia na praia, intercale os banhos de mar com duchas de água doce, naqueles chuveirinhos que tem por toda praia, isso ajuda na hidratação da sua pele.

Horários: devemos evitar a exposição ao sol das 11h às 15h.

Leia também:
Receita caseira para pele, cabelos e unhas
Como tratar a foliculite? 

Perigos do sol

Queimaduras: embora doa é um dos menores problemas da falta de cuidado com o sol, as consequências poderão ser piores do que a dor. Que são:
- Envelhecimento precoce: a pele perde a oleosidade natural, fica enrugada, com aparência mais velha.
- Manchas: as manchas causadas pelo sol dificilmente desaparecem.
- Câncer: os casos de câncer de pele estão aumentando todos os dias, a exposição ao sol sem os devidos cuidados podem perturbar o seu sossego para o resto da sua vida.
Lembre-se que o sol queima e isso não é no sentido figurado.

Segundo a Dra. Katia "aliar bronzeadores à exposição solar não é saudável. "Esses produtos podem aprofundar o dano do calor absorvido pela pele e acelerar seu envelhecimento, além da possibilidade de queimaduras de 2º grau". Além do mais não há diferença entre as peles morenas das claras, todas devem ser protegidas. "Sabemos que a proteção fornecida pela melanina é mais intensa em peles escuras, mas isso não pode ser motivo para descuido no verão", afirma a cirurgiã plástica.

Comentários