O que deixar seu filho assistir na televisão

As crianças ficam muito tempo na frente da televisão e do computador, mas quais programas devemos permitir que eles assistam? Esta questão é muito complicada, pois alguns desenhos e programas ditos infantis tem mensagens subliminares e até mesmo violência.

O que deixar seu filho assistir na televisão

Existem muitos pós e contras na relação infância e televisão, mas temos que aprender a utilizar o meio de comunicação a nosso favor. De um lado há a obesidade, consumismo, erotização precoce, empobrecimento cultural entre outros, e de outro lado podemos utilizar para ampliar os interesses dos pequenos, para o desenvolvimento e até mesmo para tirar dúvidas, que muitas vezes eles não perguntam para os pais.

O primeiro ponto é saber o que seu filho está assistindo, a televisão é uma forma do mundo entrar na sua casa, você tem que cuidar para não entrar alguém perigoso, outro ponto importante é o tempo de uso do aparelho, o aconselhável é duas horas por dia, no máximo. Não deixe eles assistirem televisão enquanto comem, fazem a lição de casa ou durmam, nestes casos a programação pode atrapalhar a concentração, o descanso e até a digestão.

Evite que seus filhos assistam a programas adultos, como telejornais e novelas, pois tem assuntos que eles não estão preparados ainda, mas se eles assistirem sempre converse para saber se ficou alguma dúvida. Mesmo na programação infantil, o diálogo é tudo, sempre pergunte o que seu filho assistiu, o que ele aprendeu, se gostou, é importante para as crianças dividirem o que aprendem no dia a dia.

Como cada criança é única e cada idade tem as suas necessidades, fiz um resumo sobre os tipos de programas indicados:

2 ANOS

Com esta idade seu filho está começando a adquirir noção de individualidade, desenvolvendo a fala. Deixe ele assistir programas curtos, estórias cantadas, de enredo simples, aqueles programas que mostram os objetos e dizem os nomes.

3 OU 4 ANOS

A criança tem como aliada a imaginação, que usa para compreender e recriar tudo o que aprende. O ideal para esta idade são animações, bem coloridas, com enredos bem criativos, programas que são apresentado por animais são uma ótima escolha.

5 OU 6 ANOS

Nesta idade começam a desenvolver a capacidade de julgamento, desenhos com heróis, ajudam a entender o bem e o mal, enredos familiares e de amizade também são uma boa pedida.

Tem alguns programas que fizeram parte da sua infância, que seus filhos também irão gostar. Aqui no RS temos a TVE, que passa diariamente uma programação destinada ao pública infantil, já que a maioria dos canais abertos não tem uma programação para os pequenos. Alguns programas que seus filhos irão adorar:


O que deixar seu filho assistir na televisão


RÁ-TIM-BUM
É um programa muito legal, que tem conteúdos educativos, histórias, colorido, personagens divertidos, quadros rápidos e muito mais.

CASTELO RÁ-TIM-BUM
É um ícone em programas infantis, explora relacionamentos, amizade, diferenças, com conteúdo educativo, envolvente.

JANELA, JANELINHA
Programa apresentado por crianças, feito de pequenas histórias com animação ou protagonizada em diversos países, fala sobre outras cultura e de coisas cotidianas.

CAILLOU

Desenho que conta a vida de um menino de 4anos, sua aventuras, dificuldades do dia a dia.

COCORICÓ
Uma vida de fazenda, com animais divertidos e um menino, são várias histórias divertidas, com muita música e algumas confusões.

CHAVES
Não é educativo, mas fez parte da infância de muita gente, não há com passar sem conhecer ele e sua turma, cheio de confusões divertidas, este programa muito antigo já falava de bullyng e agressão contra crianças. Tudo de uma maneira muito leve.
A infância é a idade mais importante de uma pessoa, é nela que criamos nossa personalidade e nossos valores, que aprendemos sobre o amor e sobre perdas. Dê uma infância saudável e feliz para seus filhos.

Comentários