O que deixar seu filho assistir na televisão

O que deixar seu filho assistir na televisãoAs crianças ficam muito tempo na frente da televisão e do computador, mas quais programas devemos permitir que eles assistam? Esta questão é muito complicada, pois alguns desenhos e programas ditos infantis tem mensagens subliminares e até mesmo violência.
Existem muitos pós e contras na relação infância e televisão, mas temos que aprender a utilizar o meio de comunicação a nosso favor. De um lado há a obesidade, consumismo, erotização precoce, empobrecimento cultural entre outros, e de outro lado podemos utilizar para ampliar os interesses dos pequenos, para o desenvolvimento e até mesmo para tirar dúvidas, que muitas vezes eles não perguntam para os pais.

O primeiro ponto é saber o que seu filho está assistindo, a televisão é uma forma do mundo entrar na sua casa, você tem que cuidar para não entrar alguém perigoso, outro ponto importante é o tempo de uso do aparelho, o aconselhável é duas horas por dia, no máximo. Não deixe eles assistirem televisão enquanto comem, fazem a lição de casa ou durmam, nestes casos a programação pode atrapalhar a concentração, o descanso e até a digestão. Evite que seus filhos assistam a programas adultos, como telejornais e novelas, pois tem assuntos que eles não estão preparados ainda, mas se eles assistirem sempre converse para saber se ficou alguma dúvida. Mesmo na programação infantil, o diálogo é tudo, sempre pergunte o que seu filho assistiu, o que ele aprendeu, se gostou, é importante para as crianças dividirem o que aprendem no dia-a-dia.

Como cada criança é única e cada idade tem as suas necessidades, fiz um resumo sobre os tipos de programas indicados:

2 ANOS

Com esta idade seu filho está começando a adquirir noção de individualidade, desenvolvendo a fala. Deixe ele assistir programas curtos, estórias cantadas, de enredo simples, aqueles programas que mostram os objetos e dizem os nomes.

3 OU 4 ANOS

A crinça tem como aliada a imaginação, que usa para compreender e recriar tudo o que aprende. O ideal para esta idade são animações, bem coloridas, com enredos bem criativos, programas que são apresentado por animais são uma ótima escolha.

5 OU 6 ANOS

Nesta idade começam a desenvolver a capacidade de julgamento, desenhos com heróis, ajudam a entender o bem e o mal, enredos familiares e de amizade também são uma boa pedida.

Tem alguns programas que fizeram parte da sua infância, que seus filhos também irão gostar. Aqui no RS temos a TVE, que passa diariamente uma programação destinada ao pública infantil, já que a maioria dos canais abertos não tem uma programação para os pequenos. Alguns programas que seus filhos irão adorar:


O que deixar seu filho assistir na televisão

  • RÁ-TIM-BUM

É um programa muito legal, que tem conteúdos educativos, histórias, colorido, personagens divertidos, quadros rápidos e muito mais.

  • CASTELO RÁ-TIM-BUM

É um ícone em programas infantis, explora relacionamentos, amizade, diferenças, com conteúdo educativo, envolvente.

  • JANELA, JANELINHA

Programa apresentado por crianças, feito de pequenas histórias com animação ou protagonizada em diversos países, fala sobre outras cultura e de coisas cotidianas.

  • CAILLOU

Desenho que conta a vida de um menino de 4anos, sua aventuras, dificuldades do dia-a-dia.

  • COCORICÓ

Uma vida de fazenda, com animais divertidos e um menino, são várias histórias divertidas, com muita música e algumas confusões.

  • CHAVES

Não é educativo, mas fez parte da infância de muita gente, não há com passar sem conhecer ele e sua turma, cheio de confusões divertidas, este programa muito antigo já falava de bullyng e agressão contra crianças. Tudo de uma maneira muito leve.

A infância é a idade mais importante de uma pessoa, é nela que criamos nossa personalidade e nossos valores, que aprendemos sobre o amor e sobre perdas. Dê uma infância saudável e feliz para seus filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abacaxi com mel para gripe, tosse e pneumonia

Como tirar manchas de caneta de calça jeans?

Os 10 blogueiros mais famosos do Brasil