Como ter uma gestação saudável com uma dieta vegetariana

gravidez
Quando a mulher engravida, precisa de nutrientes e vitaminas que são essenciais para sua saúde e a do bebê. A dieta deve ser balanceada contendo vitaminas, nutrientes, ferro e sais minerais. Todos muito importantes para a formação do feto. Mas quando a mãe é vegetariana e vive numa dieta sem as proteínas e vitaminas da carne, leite e ovos, como proceder? Para responder essa e outras dúvidas entramos em contato com duas nutricionistas: a Gabriela Maia, da clínica Nutrindo Ciclos, localizada em Ipanema/RJ e Jackeline Taglieta, de Piracicaba/SP.

Segundo as especialistas qualquer gestação pode ter riscos, se não houver o acompanhamento médico correto. O ideal é procurar um nutricionista para uma avaliação. Podem ser feitos exames para ver se há a necessidade de um suplemento alimentar. Uma gestação sem o consumo de carnes, leites, ovos e seus derivados pode ocasionar a falta de nutrientes essenciais para a formação e nutrição do feto.
Veja abaixo os nutrientes essenciais para uma gestação saudável e saiba como encontrá-los:

Ácido fólico
Importante para evitar problemas no tubo neural, pois a sua ausência pode causar a má formação do cérebro.
Fontes: grãos integrais, feijão, espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, frutas cítricas.

Vitamina B12
Essa vitamina é necessária para a formação de células vermelhas do sangue, a deficiência dela provoca anemia perniciosa e pode prejudicar a formação do sistema neurológico do bebê.
Fontes: hortaliças, cereais enriquecidos, leite de soja enriquecido, suplementos e levedura nutritiva enriquecida.

Ferro
Auxilia na produção de hemácias, além de transportar o oxigênio. A falta de ferro causa anemia. Como este nutriente é encontrado e absorvido em maior quantidade quando comemos carne, as vegetarianas precisam redobrar o cuidado. Uma boa maneira é consumir vitamina C, que ajuda na absorção do ferro.
Fontes: leguminosas (feijão preto, fradinho, azuki, ervilha, lentilha, soja), vegetais verdes escuros, oleaginosas (castanhas em geral).

Cálcio
Alguns vegetarianos não consomem leite e ovos, grandes fontes de cálcio. Este é importantíssimo para músculos, ossos e dentes.
Fontes: vegetais verde-escuros, tofu, oleaginosas, sementes, feijão branco e grão de bico.

Zinco
É essencial para nosso sistema imunológico, vegetarianos que não consomem leite e ovos podem ter deficiência deste mineral, já que os vegetais não fornecem quantia necessária.
Fontes: cereais e leguminosas (deixadas de molho em água, na noite antes do consumo).

Proteína
Importante para o sistema imunológico, a deficiência protéica pode causar enfraquecimento de unhas e cabelos. Encontrada em grande quantidade em carnes, principalmente a vermelha.
Fontes: leguminosas (bem baixa), arroz e feijão, se complementa fornecendo a proteína completa.

Fibras
Normalmente mulheres grávidas sofrem de prisão de ventre. Para evitar os incômodos que isso pode causar aumente o consumo de alimentos fibrosos como frutas, verduras e legumes e cereais.

Ômega 3
Alimentos que contem ômega 3 são extremamente importantes para a gestante, cuidam da saúde combatendo a depressão pós-parto, controlando a pressão arterial e eliminando o colesterol ruim.
Fontes: frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, entre outras) e semente de linhaça.

Comentários