Os 5 Principais cuidados no pós parto

mãe e bebê Muitas mulheres acham que os cuidados da gravidez acabam assim que o bebê nasce. Mas isso não é verdade. Além dos cuidados com o bebê, você também tem de prestar atenção na sua recuperação para ficar saudável e não ter problemas futuros. Separamos aqui 5 cuidados fundamentais que toda mulher deve ter após o parto:

Parto: Normal ou Cesária
O parto normal é natural e a recuperação é mais rápida. Já a cesária, é uma cirurgia de grande porte, isso é um processo mais lento e dolorido. Nos dois casos o cuidado com a higiene é indispensável para uma boa recuperação. Como as mulheres ficam pouco tempo no hospital no pós parto (um dia para o parto normal e três dias para a cesária) esses cuidados devem ser tomados em casa, assim como medicamentos (quando indicados) e repouso (quarentena).

Quarentena
Antigamente, chegava a ser exagerado os cuidados pós parto, não se podia lavar os cabelos, tomar banho, pegar friagem, entre outras coisas. Hoje as coisas mudaram, mais não tanto, o repouso ideal para uma mamãe é de seis semanas (+ ou - 40dias) a nossa velha conhecida quarentena. Mas isso pode ser diferente de mulher para mulher. Tem que observar como o seu organismo se comporta. Além de se alimentar de forma equilibrada, descansar e não carregar nada mais pesado do que o bebê, também é preciso observar o sangramento, a situação das mamas, a contração do útero. E o mais importante: ir em todos os retornos médicos solicitados. Alguns problemas que surgiram durante a gestação, como hemorroidas, varizes e azia, tendem a desaparecer. Outros, como pressão alta e diabetes, precisam ser monitorados.

Mamas
Muitas mulheres tem dificuldade em amamentar e por isso devemos ter muito cuidados com as mamas. Um conselho muito bom é tratá-las durante a gravidez, existem pomadas próprias para isso. No pós-parto, você deve manter o seio bem hidratado, para  que o bico não rache. Essa hidratação não pode ser feita com cremes hidratantes, pois deixam gosto e cheiro, mas existe algumas dicas de produtos naturais que vão evitar a mastite (rachadura):

  • Leite materno: espalhe uma camada do seu próprio leite após cada mamada, o leite tem propriedades curativos e cicatrizantes.
  • Pomadas: você pode recorrer a farmácia mais próxima e comprar pomadas específicas para esse fim, que deve ser passadas após as mamadas e muito bem retirada antes da próxima. 
  • Frutas: a casca da banana e do mamão, também podem auxiliar nesses casos de mastite, basta colocar sobre o seio e deixar até a próxima mamada.
  • Luz do sol: A luz do sol ou de uma lâmpada fazem um bem danado para os seios, pois a luz fortalece a pele e cicatriza, o problema é encontrar uma janela onde ninguém veja você.
Além das rachaduras, existe a mastite, o popular empedramento dos seios, que ocorre quando há muito leite. As mamas ficam brilhantes, vermelhas e a mulher chega a ter febre. O jeito mais rápido de resolver é fazer compressas de água gelada (o calor aumenta a produção) e tirar o excesso de leite com as mãos. Uma dica pessoal é no banho quente, você pega um pente e passa no seio em direção aos bicos, não sei por que, mas o leite sai facilmente. Se a febre ultrapassar a temperatura de 37,8 graus ou se o problema continuar, fale com seu médico.


Barriga sem inchaço
Logo após o parto, ficamos com praticamente a barriga toda. Isso é normal, pois o útero ainda está dilatado. A importância da amamentação nesse momento é grande, porque ao amamentar o útero vai se contraindo ao longo dos dias depois do parto, ajudado pela liberação da ocitocina, hormônio lançado na circulação durante as mamadas – por isso é muitas mulheres sentem cólicas durante a amamentação, nos primeiros meses. O sangramento decorrente disso, que nos primeiros dias é bem vermelho, vai se tornando cada vez mais claro até que desapareça completamente. O sinal de alerta é se isso não ocorrer ou seu abdome não desinchar aos poucos nas primeiras semanas, é sinal que algo está errado. Procure o seu ginecologista, retorne ao consultório do obstetra para a revisão, geralmente são suficientes para diagnosticar se você está bem. Avise ao seu médico se desconfiar de alguma coisa para evitar infecções e hemorragias.

Cicatrizes invisíveis
Como falei no primeiro item, a higiene do corte da cesárea e no da episiotomia deve ser limpos bem feita, para isso é necessário apenas com água e sabonete. Não esqueça de deixar o local sempre seco. As atividades físicas devem ter autorização médica. Lembre-se que em caso de muita dor, conversar com o seu obstetra sobre quais medicamentos e analgésicos são permitidos para na amamentação. Fique alerta para: dor que não passa com medicação, sinais de vermelhidão, inchaço, aumento de temperatura no local e febre, secreções, odor desagradável. Esses podem ser sinais de infecções ou inflamações, que precisam de uma intervenção médica, muitas vezes com o uso de antibióticos.

Comentários