Livros que seus filhos devem ler

livros na infânciaNão é de hoje que venho falando sobre livros e a importância da leitura. A leitura é magia, é como um Alimento, devemos saboreá-la todos os dias para manter nossa cabeça, coração e alma nutridos. Devemos sempre ofertar e influenciar as pessoas que amamos a ler, para que elas experimentem o saboroso gosto da imaginação.

Tem certos livros que passam por nossa infância, dos quais não lembramos na hora de comprar ou baixar um livro para as crianças. Hoje eu trouxe um baú de livros que talvez vocês já tenham lido e se esquecido de dar ler ou oferecer para seus filhos lerem:

Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato)
Indicado para: qualquer idade
Quem nunca assistiu o Sítio do Pica Pau Amarelo? Todo mundo, em alguma fase da vida, ou em alguma versão passada na televisão ou disponível na internet já teve a honra de ver a obra de um mestre em literatura infantil, o maravilhoso Monteiro Lobato. Quando tocamos um livro, com cheiro de novo ou com as páginas amareladas do tempo e vemos a obra desenhada e escrita e podemos imaginar toda a história a mente viaja e vai para no sítio junto com os personagens.

Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)
Indicado para: A partir de 4 anos.
É um lindo livro de poesia, onde sabiamente a autora mostra que é impossível se ter tudo o que se quer. Com um jogo de palavras de fácil entendimento os leitores notam que a vida é cheia de escolhas e que isso nem sempre é fácil.

Contos de Grimm (Wilhelm e Jacob Grimm)
Indicado para: A partir de 4 anos.
Você pode olhar e achar eu nuca li os Contos desses Grimm, mais surpreenda-se você já leu e tem as histórias na sua memória e já deve ter contado para seus filhos. Algumas dessas histórias são: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e O Pequeno Polegar. As histórias são cheias de moral e abortam os medos do pequenos como o medo de escuro e ficar sozinho.

Contos de Andersen (Hans Christian Andersen)
Indicado para: A partir de 4 anos.
É outro mestre em literatura infantil, embora você possa olhar o título da livro e pensar que nunca leu, eu aposto que você já leu e deu boas risadas com esses contos e com alguns até foi as lágrimas. As histórias falam sobre perdas e abandonos. As histórias mais conhecidas são: O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e As Roupas Novas do Imperador, entre outras.

Este foi apenas um aperitivo para lembrar aos pais como suas infâncias foram regadas a sonhos e dizer que os seus filhos merecem experimentar essas mesmas fantasias e ilusões.

Comentários