Como limpar a caixa d'água e calha

calhas Manter a casa limpa e perfumada é algo muito importante, mas às vezes nos esquecemos das partes menos visíveis, como as caixas d'água e calhas. A limpeza delas são tão essenciais quanto limpar os banheiros, pois são lugares onde há um grande acúmulo de água, proporcionando assim a proliferação de mosquitos e insetos, o que pode causar grandes prejuízos à saúde da sua família.

Segundo a bióloga Valessa Santos, assistente técnica do Grupo Astral, uma caixa d'água mal vetada ou uma calha entupida pode virar um criadouro do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Fora outros transtorno como nos relata a porta-voz Maria Letizia, pedagoga da Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP), como infiltrações, goteiras, etc. Mas como mantê-las limpas e longe desses perigos? De quanto em quanto tempo é necessário limpá-las? Abaixo seguem as dicas das especialistas.


- Caixa d'água

A importância de verificar sempre a caixa d'água.
Segundo a bióloga Valessa Santos é essencial ficar atento à vetação das caixas d'água. "Devemos verificar a caixa d'água a fim de aferirmos se está devidamente fechada para evitar o acesso de alguns insetos como baratas, formigas e até mesmo o criadouro do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. No caso das baratas e formigas, elas não infestarão a caixa d'água mas podem ter acesso a ela contaminando assim a água".

Para a pedagoga Maria Letizia esse cuidado é vital: "A água está diretamente ligada à saúde, uma vez que o próprio corpo humano é formado por mais de 60% dela. A água está diretamente ligada também a todas as atividades da vida diária, como beber e comer, tomar banho, lavar louças, roupas e tantas outras ações que pensemos e, sobretudo, para o consumo humano e animal é preciso que ela seja potável. A água potável não tem cheiro, não tem cor e não tem sabor. Mas é importante lembrar que microorganismos que poluem e contaminam a água não pode ser vistos a olho nu. O reservatório de água nas residências é a caixa d'água. Por isso ela precisa ser limpa periodicamente para que proporcione o armazenamento e consequentemente o consumo adequado".

A pedagoga Maria Letizia elaborou um passo a passo da limpeza de caixa d'água:
 
1 - Inicialmente, a caixa d'água deve ser esvaziada. Para isso, o registro de entrada da água da casa deve ser fechado, a boia amarrada para cima e as torneiras abertas, para que a água escorra. Um pouco de água deve restar na caixa para a limpeza, com a medida aproximada de um palmo.

2 - Um pano ou uma esponja servirão de tampão da saída da caixa d'água e esse procedimento é para evitar que a sujidade desça para os canos. A seguir, deve-se pegar a escova de cerdas macias e limpar as paredes da caixa d'água, preferencialmente sem produtos químicos, como alvejantes ou detergentes. A sujeira e a água que restaram dessa primeira lavação devem ser retiradas com panos e balde.

3 - Em seguida, deve ser aberto o registro de entrada da caixa d'água, liberada a boia e deixar encher parcialmente de água. A boia deve ser presa novamente e uma nova lavação de paredes deve ser realizada, não esquecendo do fundo da caixa d'água. Ao finalizar, deve ser removida a esponja ou o pano que está obstruindo a saída. A boia deve ser liberada e a caixa d'água enchida totalmente. Para finalizar, a higienização será com auxílio de água sanitária. Para 1000 litros de água deve-se utilizar 1 litro de água sanitária. A caixa d'água deve ser tampada e a solução de água com a água sanitária deve agir por aproximadamente duas horas.
4 - Decorrido esse tempo, as torneiras devem ser abertas para que a solução escorra e desta forma limpe os encanamentos. O processo de limpeza está finalizado e a data em que o procedimento aconteceu deve ser anotada. Por vezes, é preciso deixar escorrer a água por 5 minutos antes do consumo, para que o odor da água sanitária diminua.

Maria Letizia complementa: "Vale lembrar que esse processo de limpeza e higienização deve ser feito a cada seis meses e que a caixa d'água deve sempre estar bem tampada, para que se evite a proliferação de bactérias, microrganismos ou larvas".

Segundo Valessa Santos, em caso de caixas maiores ou reservatório de água, é essencial a ajuda de eletrodomésticos potentes: "a remoção da sujeira deve ser feita com lava-jato. A água proveniente da limpeza, deve ser retirada com baldes ou com bombas de sucção submersível, não podendo ser liberada normalmente sob risco de entupimento do encanamento de distribuição predial".

Calhas

A importância de verificar sempre as calhas.
"No que diz respeito às calhas, devemos lembrar que calhas entupidas, proporcionam água parada e água parada nos leva mais uma vez ao caso criadouros de mosquitos, por isso a importância de verificarmos as calhas", afirma a bióloga Valessa Santos.

Segundo a pedagoga Maria Letizia a limpeza deve ser periódica, "devendo acontecer em média a cada seis meses, porém situações específicas merecem atenção. Em regiões com muito vento e chuva, a limpeza e a manutenção vão precisar ter um intervalo de tempo menor".

"Para limpar as calhas é necessário pensar inicialmente que os procedimentos devem ser realizados com segurança, assim, luvas são imprescindíveis, pois pode haver materiais cortantes, os sapatos devem ser fechados e com solado antiderrapante, a escada preferencialmente ter calços de borracha para evitar que deslize e se deve ter cuidados com os cabos de eletricidade. E preferencialmente, deve-se fazer a manutenção em dias ensolarados" sugere Maria Letizia, e complementa: "Quando se tratar de residências altas ou prédios faz-se interessante deixar a limpeza sob responsabilidade de empresas especializadas".

Os procedimentos para limpeza são basicamente dois:

1 -
Retirar os detritos superficiais como folhas, galhos, sacolas plásticas e com auxílio de uma pá e escova, retirar os detritos como terra e areia.
 
2 - Lavar as calhas e dutos condutores com uma lavadora de alta pressão que auxilia no desprendimento de detritos mais incrustados.

"Por fim, deve-se anotar o dia em que a manutenção aconteceu para provisionar a próxima", conclui a pedagoga Maria Letizia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abacaxi com mel para gripe, tosse e pneumonia

Os 10 blogueiros mais famosos do Brasil

Como tirar manchas de caneta de calça jeans?