O inverno é a época ideal para fazer dieta e emagrecer

Ainda não chegamos no inverno, mas já estamos começando nossos cuidados com a saúde. Oficialmente o inverno começa no dia 21 de junho, embora hoje esteja um clima bem gostoso de frio e chuva, o que nos leva ao pecado da gula. Os dias frios e principalmente o clima do inverno aumentam a fome e despertam a vontade para as delícias dessa época, como o fondue e o chocolate quente.

Como Emagrecer no inverno?

Vamos esquecer estas tentações e pensar na saúde, de acordo com a Dra. Flávia Ribeiro Funes, médica que atua na área de endocrinologia na clínica Nuclehum, de Rio Preto, o inverno é a época ideal para fazer dieta e emagrecer.

Segunda a especialista muitas pessoas abandonam suas dietas e a prática de exercícios físicos nesses meses, mas isso é um erro: “Nos períodos mais frios, o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna do corpo. Esse esforço acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, favorecendo a perda de peso.”, afirma a endocrinologista. E complementa: “no entanto, neste período as pessoas costumam sentir mais fome e procuram por alimentos mais calóricos, além disso, existe maior tendência ao sedentarismo, sendo por isso uma época em que algumas pessoas ganham peso”.

Exercícios físicos:


Como manter a disciplina e o ânimo com este friozinho?
A dra. Flávia afirma que é importante manter a atividade física nos dias frios, procurar por uma roupa confortável de inverno e não parar. “É realmente mais difícil encontrar o ânimo nestes dias frios, mas tem que ter força de vontade para não parar”. Uma boa dica da especialista é fazer os exercícios em casa, para evitar aquele frio ou até mesmo a chuva: “Com alguns minutos por dia de exercícios físicos em casa é possível obter resultados, como melhora da resistência cardiovascular e da musculatura. Alongamentos, sequências de agachamento para tonificar as pernas, como também abdominal são práticas executáveis em casa”. Mas ela alerta: “Lembrem-se que mesmo em casa deve-se usar roupas confortáveis, um tênis apropriado, colchonete e escolher um ambiente arejado. Sempre tendo o cuidado de fazer as séries de maneira correta para não se machucar. Se você nunca se exercitou, procurar sempre a ajuda de um profissional qualificado antes de começar”.


Alimentação:

Como evitar a gula?
“O ideal é se alimentar corretamente antes da sobremesa. Dessa forma, a pessoa come com moderação e não exagera na quantidade de alimentos calóricos”, esclarece a endocrinologista e complementa: “Além disso, algumas adaptações substituem alimentos gordurosos por mais leves e saudáveis. Um exemplo é aquecer banana no forno ou no micro-ondas e polvilhar canela em pó. Ou ainda usar chocolate amargo com consistência mais rala para o fondue e frutas como acompanhamento”. Hummm!!! As dicas da doutora deram água na boca??? Confira mais algumas dicas para se alimentar bem, manter a saúde e ainda perder uns quilinhos:

Acrescente alimentos termogênicos na sua dieta
Alimentação balanceada deve fazer parte da dieta a vida toda. Porém, alguns alimentos podem ser acrescentados que, além de aquecer o corpo e acelerar o metabolismo, são opções saudáveis. Os alimentos chamados termogênicos elevam a temperatura corporal e favorecem o gasto energético durante o processamento, como o gengibre, que pode ser ralado e adicionado no leite, salada ou iogurte, a canela, pimenta e alho.

Coma de tudo
Já ouviu as modelos magérrimas dizendo “eu como de tudo e não engordo” ? Segundo a Dra. Flávia isso é possível: “As dietas devem conter alimentos que a pessoa gosta para que ela sinta prazer comendo. Na realidade a alimentação deve ser sempre balanceada, com saladas, frutas, carnes, peixes, às vezes até um doce, sendo essa uma alimentação a de manter, mesmo para quem não tem excesso de peso. Assim, as chances de oscilação de peso diminuem. Comer um pouco de tudo e não restringir um nutriente por completo também ajuda a manter a dieta”.

Utilize os ingredientes certos
Tomar aquela sopa bem quentinha no frio é uma boa pedida, e se você escolher os ingredientes certos pode até perder peso: “As sopas serão auxiliares da perda de peso desde que a escolha dos alimentos seja correta e se consumida sem exagero. Uma sopa nutritiva e equilibrada deve conter legumes, sendo os mais recomendados a abobrinha, chuchu, brócolis, batata-doce, alho-poró e berinjela, e uma quantidade de proteína ou gordura boa, como linhaça” conclui Dra. Flávia.

Comentários