9 sinais de alerta para a Depressão

Você anda triste sem motivos, tem prisão de ventre e queda de cabelo, isso pode ser os sinais do seu corpo avisando que você está com DEPRESSÃO. Eu sei que esta doença assusta muita gente e outras pessoas acham que é frescura, mas saiba que a depressão é uma doença muito séria e precisa de cuidados.

mulher deprimida

Mas como identificar se você está deprimida ou triste. A tristeza geralmente tem um motivo ou causa. A depressão é mais complexa, é sentir tristeza sem motivo algum. Veja a lista de 9 sinais de alerta para a depressão:

1- Organismo Desregulado

Não há um parâmetro único neste sinal. O seu organismo está enlouquecido, nada funciona direito. Ora você comeria um boi pela perna, ora não coloca um pedaço de pão na boca. Isso pode ser depressão. Sentir sono o tempo todo ou não conseguir dormir nunca. Sentir dores que não passam nem com o uso de remédio e sem causa aparente. Suor excessivo, palpitações, tremores e medos sem motivo também são relacionados a depressão.

2- Pensamentos ruins

Um sentimento ruim, pensamento ou até mesmo desejar o mal a alguém. Ideias pessimistas e insistentes que não saem da cabeça por mais que a pessoa tente. Ideias sem sentido, pensamentos confusos. Vontade de morrer ou de matar alguém.

3- Falta de desejos

A diminuição da libido ou o desinteresse por coisas que antes traziam prazer é um forte indicio de depressão. Se você antes gostava de sair com os amigos, ler, olhar televisão, fazer amor e hoje não sente mais a necessidade e nem prazer com isso pode estar deprimida.

4- Manias

Você confere o gás, as portas muitas vezes antes de sair. Tem que lavar as mãos de 5 em 5 minutos ou tem outras manias, pode ser um sinal de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e isso pode escravizar você.

5- Falta de concentração ou memória

Geralmente pessoas deprimidas sofrem  insônia e isso prejudica a concentração. Não conseguir se concentrar numa leitura, ou não gravar o que leu. Esquecer o que acabou de falar. 

6- Falta de beleza

A pele fica com aspecto envelhecido, boca amarga, olheiras, unhas quebradiças, cabelos fracos e sem brilho. A falta de desejo de se sentir bonita e não se importa com nada.

7- Sensação de dopor

Quando a pessoa está deprimida ela fica com aparência de dopada, não demostra sentimentos. Fica como se apenas o corpo estivesse ali, abandonado da alma.

8- Nostalgia

Os deprimidos são nostálgicos. Lembram-se de coisas que aconteceram na sua vida e ficam remoendo culpas e arrependimentos.os problemas tomam uma proporção bem maior nessa fase.


9- Tristeza em dias nublados

Os dias chuvosos ou nublados ficam tristes, trazendo sentimentos ruins e pensamentos negativos para junto da pessoa.

Como procurar ajuda:

Geralmente quem identifica os sintomas e a doença são os familiares e não o próprio deprimido. A família deve manter a calma e dar o apoio necessário, pois não é uma situação fácil para ninguém.
O governo tem um programa, o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) onde deve ser fazer uma avaliação e dar início ao tratamento com psiquiatras e outros especialistas - de graça. Mais informações pelo telefone 0800-611997 ou nos postos de saúde da sua cidade. 

Comentários