Como proporcionar lembranças de uma infância feliz no seu filho

Há poucos dias do Dia das Mães, vamos falar da pessoa mais importante nas nossas vidas, nossos filhos. Existem coisas que nos marcam na vida e a maioria delas acontecem na nossa infância. Uma história, um evento ou um presente, tudo é marcante nessa fase da nossa vida.

pais e filhos

Você já sentiu um cheiro e foi remetido a um momento especifico ou lembrou de alguém, são os cheiros da infância. Ás vezes provamos um prato que nos parece inédito e somos invadidos por um bem estar e lembranças de quando eramos pequenos. Lembramos das histórias ouvidas, de músicas e tudo mais. Por isso convido vocês, pais e mães, para juntos construirmos lembranças boas em nossos filhos. Vamos ensinar nossos pequenos apreciarem os pequenos gestos e criar adultos satisfeitos e felizes.

Eu sei que o dia a dia é complicado e muitas vezes não sobra tempo para nada, mas dedicar alguns minutos de interação e convívio com as crianças pode ser fundamental para o desenvolvimento físico e mental. Muitos pais pensam no lado prático e funcional do relacionamento e esquecem que as crianças tem sentimentos. Já ouvi pais e mães me dizendo: "Mas ele tem tudo o que quer", "não deixo faltar nada", mas será que isso é verdade? As crianças precisam de atenção e amor, precisam se sentir amadas e protegidas.

Leia também:
Qual a importância dos pais na escola? 
O que faz um Pai abandonar um filho? 

As crianças crescem e essa fase passa muito rápido, quando abrimos os olhos eles já são adolescentes, rebeldes (típico da idade) e não conseguimos mais colocá-los no colo e lhes contar uma história. Por isso não deixe este tempo passar em vão. Para quem não tem muito tempo livre, vão aqui algumas dicas:
  • Durante as refeições conte histórias familiares, daquelas do tipo "quando eu era criança...". As crianças adoram e isso aproxima vocês.
  • Coloque seus filhos na cama, conte histórias para eles. Histórias que você ouviu quando criança, que estão na sua memória. Eles ficam fascinados quando você conta uma história sem ler.
  • Aproveite o caminho para a escola para perguntar sobre os amigos, atividades, converse com os seus  filhos, as crianças tem muito a dizer.
  • Pelo menos uma vez por semana façam alguma coisa juntos, só você e ele. Pode ser jogar videogame, navegar na internet, jogar bola, fazer compras. Qualquer coisa que vocês dois gostem e que fique marcado.
  • Convide ele para ajudar a fazer o lanche ou jantar.
  • Dê muito colo, beijos e abraços.

Comentários