Como utilizar tablets e iPads para as crianças

Algum tempo atrás as crianças eram apaixonadas por televisão, viviam grudadas no videogame ou os adorados (odiados) mini-games. Mas o gosto delas se tornou mais aprimorado com a chegada dos telefones, tablets e iPads. Pois é, os pequenos não estão de brincadeira, 10 em cada 10 crianças gostaria de ganhar ou já tem um desse dispositivos ao seu alcance. E o mais interessante, eles já nascem sabendo mexer nesses aparelhos. Mas o quando isso pode se tornar prejudicial? Qual o limite?


Segundo a especialista Teresa Ruas, especializada em desenvolvimento infantil da Fisher Price, as crianças devem ter o direito de aprender a utilizar esses dispositivos: "negar o convívio e o aprendizado das crianças com os atuais recursos tecnológicos, como os tablets e outros eletrônicos, não é aconselhado. Saber lidar com computadores, jogos digitais em tablets e/ou outros recursos tecnológicos faz parte do rol de habilidades e competências que a criança contemporânea deve desenvolver".

Na minha humilde opinião, concordo com a especialista e acho que tudo deve ser dosado. As crianças tem que brincar no tablet e aprender a acessar a internet, mas depois de brincar e aproveitar o sol lá fora. Jogar no videogame é ótimo, mas voar as tranças de bicicleta também é. Outro ponto muito importante é o conteúdo e os aplicativos que você baixa nesses dispositivos. Procure sempre oferecer jogos com atividades pedagógicas e educativa.

Leia também:
Jogo de tabuleiro: Palavras cruzadas para dias de chuva 
9 aplicativos que vão mudar a vida escolar dos seus filhos 


Você pode encontrar vários jogos educativos, buscando pela palavras "educativos" no iTunes ou no Google Play e o melhor de tudo é que tem muita coisa GRÁTIS. Entre eles estão jogos de memória, cruzadinha, pintura, desafios de lógica e muitos outros. Um dos exemplos é o 94 minutos:

94 minutos

Um jogo de raciocínio muito bom e viciante. Ideal para criança acima de 9 anos. É um jogo de tempo, que lembra o STOP. 1 letra, 1 tema, 1 palavra para encontrar e 94 Segundos para bater recordes!

Um mamífero com a letra L...
Um instrumento musical com a letra V...

Um esporte com a letra T...

Uma fruta com a letra F ??? Muito legal!

Preço: Gratuito para Android e iOs.







Comentários