Alimentação saudável: Iogurte e os seus benefícios

Os benefícios do iogurte na alimentação derivam das bactérias acidófilas nele existentes. Elas transformam o leite em iogurte, formando o ácido lático, que coalha o leite parcialmente e evita o desenvolvimento das bactérias perigosas. Comer iogurte reforça a população natural de bactérias dos intestinos, ajudando a combater as infecções.

iogurte

Na sua maioria, os iogurtes são vendidos com essas bactérias ainda vivas, mas que se encontram inativas pela refrigeração. Se essas bactérias tornam-se ativas, o iogurte fica com um sabor ácido muito acentuado. Nos iogurtes fabricados por aquecimento - designados por pasteurizados, esterilizados, de longa vida ou UHT -, as bactérias foram destruídas, mas o ácido lático já fora produzido na altura do aquecimento,  inibindo o desenvolvimento de bactérias nocivas. Mas, uma vez aberta a embalagem, o iogurte está sujeito a contaminação bacteriológica.

Leia também

O iogurte é uma fonte de proteínas, açúcares naturais, gordura, cálcio e outros minerais, bem como vitaminas do complexo B. A quantidade de gordura que contém depende do leite utilizado. Os iogurtes magros têm menos de 2% de gordura,  comparados com os cerca de 3 a 5% de gordura existentes nos iogurtes de leite semidesnatado, e até 10% nos espessos iogurtes feitos com leite integral.

Comentários