Doenças de criança I: Amigdalite

Dia 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde, por essa razão farei um especial para as mamães e papais sobre Doenças de Crianças. As crianças aparecem com cada doença estranha, outras vezes é aquela mesma que nós já tivemos quando éramos pequenos. Você conhece as doenças e os males que mais atingem os pequenos? Sabe como lidar com isso? Ou identificar um sintoma? Não são dados médicos e sim minha experiência de mãe e algumas pesquisas em livros. É sempre importante lembrar que em qualquer sinal de alguma doença infecciosa ou não você deve levar seu filho ao médico. Veja a seguir uma lista dessas doenças e em sequencia faremos uma descrição de cada uma delas. Hoje falaremos da Amigdalite.

amigdalite

Amígdalas Inflamadas ou Amigdalite

As crianças são mais propensas a ter amigdalite do que os adultos, principalmente as menores de 9 anos. Amigdalite é uma doença infecciosa e contagiosa. Ela ataca as amígdalas, que são duas massas esponjosas situadas no fundo da garganta.

Essa doença provoca fortes dores de garganta e febre, ocasionalmente dores de estômago e cabeça. É comum crianças pequenas vomitarem. Pode ocorrer também o inchaço dos gânglios do pescoço e uma tosse seca.

As crianças ficam mais vulneráveis, pois não tiveram tempo de criar resistência contra essa infecção. As amígdalas são como defensoras da garganta, se estão inflamadas é sinal de alerta que alguma coisa não anda bem. Geralmente é causada por toxinas contidas nos alimentos como leites, ovos, açúcares e carnes. O ar contaminado e a umidade como o mofo, ou o costume de deixar os pés frios são grandes fatores de inflamação. A doença também pode ser causada por uma bactéria chamada estreptococos. Nesse caso causa erupções cutâneas no pescoço e no peito da criança, chamada de Escarlatina.

Não importa muito qual é a causa, o grande problema é que esta doença se instala subidamente e deixa o paciente bem abatido. Mas a pior fase dura apenas 48 horas. Se os sintomas persistirem a criança deve ser levada novamente ao médico.

Tratamento:
Apenas o médico poderá receitar ou indicar o medicamento. Em caso de dores leves é administrado apenas um antitérmico e anti-inflamatório.  Já em pacientes com a garganta bem inflamada se faz necessário o uso de antibióticos. Nunca automedique o seu filho, pois assim você pode agravar o quadro da infecção.

Fonte: Dicionário de Medicina Natural.

Relacionadas:
  1. Amigdalite
  2. Assaduras
  3. Brotoejas
  4. Conjuntivite
  5. Sarampo
  6. Em breve mais doenças.

Comentários