Como convencer um homem de fazer o Exame da Próstata

Os avanços da ciência nem sempre estão ligados ao nosso bem estar. Estou falando de certos exames que nos deixam inibidos e que são necessários serem feitos. O homens quando estão chegando na casa dos quarenta, já começam a ouvir piadinhas dos amigos e ficar melindrados com o exame da próstata.

convencendo o marido de ir ao médico

Muitos homens não sabem que o exame de toque, só é necessário em alguns casos. Antes do exame de toque pode ser feito um PSA (exame que mede os níveis da proteína produzida pela próstata). Apenas se houver alguma alteração é que eles são encaminhados pelo tão temido Exame de Toque. O que eles devem pensar é que este é o único exame vexatório do qual eles tem que passar. Já nós, as mulheres, temos uma vasta lista de exames dos quais precisamos de coragem.


Fiz aqui uma listinha com alguns, pelos quais já passei e não gostei:

Exame de toque

A grande maioria das mulheres já fez. É bem incomodo ter a sua vagina sendo examinada com dois dedos, mas segundo o site Gineco muitas doenças como endometriose e inflamações, são melhores diagnosticadas com este exame.

exames de rotina

Mamografia

Quem já teve que fazer este exame sabe do que estou reclamando. Sua mama é colocada numa espécie "prensa" e então é feita a mamografia. Ela diagnostica nódulos, cisto e câncer nos seios, mas é bem incomoda.

Papa nicolau

O papa nicolau, preventivo ou pré-câncer serve para diagnosticar inflamações e até mesmo o câncer no cólon do útero. Ele não dói, mas causa desconforto, talvez pela posição que as mulheres tem que ficar.

Leia também:
Câncer de próstata, seu preconceito não me representa
A importância do pré-natal na gravidez

Ecografia TV

Quem lê acha até bonitinho, mas a sigla TV tem a ver com Trans Vaginal. É um dos meios mais rápidos de identificar problemas com os órgãos reprodutivos femininos. Esta ecografia mede com precisão útero, ovários e bexiga e descobre qualquer anomalia, mas a sensação é vexatória e constrangedora.

Este post não quer fazer propaganda nem a favor, nem contra nenhum dos métodos descritos acima, também não estamos passando informações científicas. A intenção é fazer com que os homens entendam que desde o dia em que temos a nossa relação sexual, nós passamos por diversos incômodos e  constrangimentos e não nos deixamos adoecer. Por isso, senhores maiores de 40 anos, se informe sobre o exame de próstata e nos provem que você é que são realmente fortes. 

Comentários