Abacaxi com mel: santo remédio contra tosse e gripe

Quando falamos em remédios milagrosos para acabar com determinadas doenças e enfermidades, a maioria das pessoas torce o nariz. Muitas vezes tudo não passa de mito. Felizmente esse não é o caso quando o assunto é uso do mel com abacaxi para acabar com a gripe e a tosse. Os benefícios obtidos com o uso dos alimentos é indicado principalmente se a tosse for seca. Nesse caso o mel atua para proteger as mucosas da garganta, praticamente dando um fim na irritação.

Mel: santo remédio contra a tosse e a gripe

Mais que simples crendice, há estudos que comprovam ainda que o mel de abelha tem um grande aliado: o abacaxi. Ou seja, a dupla abacaxi com mel tem eficácia comprovada no tratamento de gripe, pois ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação da garganta de crianças. O grande responsável por realizar esse verdadeiro milagre é a bromelina, uma substância encontrada no abacaxi e que é um santo remédio.

No entanto os pais que tem filhos sofrendo com a tosse e a gripe devem ter alguns cuidados. É preciso ter em mente, por exemplo, que os bebês com menos de um ano de idade não devem consumir o alimento. Como a criança ainda não tem o sistema imunológico totalmente formado é bom ter cuidado para não acabar contaminado com alguma bactéria (como a causadora do botulismo). Ainda mais se o produto for de origem duvidosa.

Leia também:
Xarope de mel com abacaxi e hortelã para gripes e resfriados 
4 remédios caseiros para acabar com gripes e resfriados 
 

Outro cuidado em relação ao mel diz respeito às calorias. Quem é diabético deve evitar o consumo do alimento, pois ele contém tantas calorias quanto o açúcar. O mesmo vale para pessoas com outros problemas de saúde. Em alguns casos o consumo do mel pode acabar tendo efeito contrário ao esperado, piorando os sintomas em vez de melhorar. Na dúvida deve-se procurar um médico para saber se há contra-indicações para o seu consumo.

Na hora de comprar o mel é preciso ter muita atenção, dando preferência a produtos com com o selo de inspeção de do Ministério da Agricultura (S.I.F). Na hora de guardar o alimento todo cuidado é pouco para evitar a intoxicação com a bactéria do botulismo, pois ela pode ser fatal se consumida. Esse cuidado deve ser redobrado se o mel for de origem caseira.

Neste post temos uma receita caseira exclusiva com Abacaxi com Mel para a gripe e a tosse.

Comentários