4 Remédios Caseiros para gripes e resfriados

O inverno ainda está longe de ir embora e com ele, o resfriado, a gripe e a tosse não nos abandonam. Embora todo médico diga que não existe remédio para gripe, que temos que esperar uma semana para ela passar, sabemos o quanto os sintomas incomodam, principalmente quem tem criança em casa.

remédio caseiro


As farmácias estão cheias de opções para descongestionar, aliviar os sintomas, baixar a febre e nos dar uma noite de sono tranquila, mas nem todos tem condições de comprar os remédios e/ou preferem uma forma mais natural de tratar esses sintomas. Pensando nisso, separei algumas dicas de remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas das gripes, resfriados e tosse que são:

Sintomas da gripe e resfriados


  • Coriza
  • Dor no corpo
  • Febre
  • Garganta irritada e com dor
  • Congestão nasal.
Leia também:
Sucos e chás que combatem a Ansiedade
3 sucos que aliviam a dor de garganta
5 receitas de sucos para fazer para as crianças
Xarope de mel com abacaxi e hortelã para gripes e resfriados

Os remédios caseiros mais eficientes são:

Abacaxi com Mel

Algum tempo atrás escrevi sobre os milagres desta combinação (você pode conferir aqui). Esta mistura alivia a tosse e descongestiona os pulmões, soltando todo catarro acumulado. Além de tudo é saboroso, as crianças não vão reclamar. Mas é importante lembrar que, crianças abaixo de 1 ano não devem consumir mel, pois não possuem anticorpos suficiente.

Inalação com ervas

A congestão nasal atrapalha demais, por isso, usar ervas e folhas para inalar é um bom remédio. O eucalipto é um dos preferidos nesses casos, mas pode ser usado também a infusão de camomila ou hortelã. Eu faço um chá, não muito forte, e deixo esfriar. Depois coloco no aparelho de nebulização. Ajuda muito a limpar as vias aéreas.

Chá de cebola

Muitas pessoas não sabem, mas a cebola é anti-inflamatória e além disso, é antitérmica. Quando se está com febre, faça um chá da casca da cebola e beba em seguida. A febre vai embora em poucos muitos e além disso ajuda a diminuir inflamações.

Sucos milagrosos

Para dor no corpo, o suco de couve com qualquer fruta (confira aqui) pode ajudar também. Além disso, é necessário manter uma dieta rica em vitamina C para evitar novas gripes e resfriados, se você não quer ficar ‘dependente’ de vitaminas compradas na farmácia, deve consumir 60mg por dia dessa vitamina, que pode ser encontrada em frutas cítricas, pimentão, brócolis, couve-flor, tomate, morangos, manga, batata, soja, vegetais de folhas verdes, vegetais verdes.

Receitas de Sucos para aliviar os sintomas de gripes e resfriados


Receita A
Ingredientes:
1 copo americano de água mineral
2 dentes de alho
6 cenouras
2 talos de salsão
1 punhado de salsinha

Modo de fazer:
Processe os ingredientes um a um numa centrifuga, ou liquidificador acrescentando a água. Assim que estiver tudo batido tome o suco.

Receita B
Ingredientes:
1 copo americano de água de coco
½ cenoura
1 limão
1 maçã
mel (para adoçar)

Modo de fazer:
Pique a maçã (sem as sementes) e a cenoura em pedaços pequenos, esprema o limão. No liquidificador, bata todos os ingredientes. Tome em seguida.

Receita C
Ingredientes:
1 copo americano de água mineral
3 ramos de agrião
1 copo de água de coco
3 ramos de hortelã
1 colher (sopa) de mel

Modo de fazer:
Lave bem as folhas de agrião e hortelã e prepare um chá com elas e a água mineral. Depois de pronto, coe e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Beba em seguida.

Comentários