Xarope de mel com abacaxi e de hortelã contra gripes e resfriados

Não sei como está na sua cidade, mais aqui no Sul, está terrível, 'é um tira casaco, coloca casaco' o dia inteiro. Mas o pior não é os adultos, pois nós sabemos nos conter e ficamos vestidos, o pior são as crianças. A minha não aguenta passar um calorzinho e já vai tirando a roupa, me vejo repetindo as palavras da minha mãe e da vó: ‘Coloca o casaco’, ‘vai ficar doente’, ‘esse calor é doentio’ e por aí vai.


Com essas mudanças bruscas de temperatura, o organismo não aguenta e a gripe aparece com tudo. É febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor no bolso. Um xaropinho, mais baratinho, custa mais de R$ 20,00. Pior é quando complica e tem que tomar antibiótico. Nessas horas os farmacêuticos agradecem.

Eu até compro um xarope aqui, um anti-inflamatório ali, mas prefiro usar produtos mais naturais para tirar os sintomas da gripe e do resfriado, como chás e xaropes caseiros, os chamados lambedores.

Leia também:
12 alimentos proibidos para crianças menores de 2 anos 
Alergias na Primavera: Sintomas e prevenção 
Receitas caseiras para os cabelos, unhas e pele 

É importante lembrar que os remédios caseiros não substituem o remédio da farmácia e o atendimento do médico é primordial para o bem-estar dos seus filhos. Outra coisa, crianças menores de 6 meses NÃO podem usar esses xaropes caseiros de jeito nenhum, ainda mais se tiver Mel, que só é permitido para crianças maiores de 1 ano.

Eu, particularmente, já testei e aprovei o Mel com abacaxi, ele fica como um xarope, mas não vai no fogo (Receita aqui). Mas encontrei estas receitas na internet de outros dois lambedores ou xaropes caseiros que valem a pena experimentar:

Lambedor de Abacaxi

O abacaxi é expectorante, ajuda na eliminação de catarro e muco:

Ingredientes:
1 abacaxi médio
500 g de mel

Modo de fazer:
Descasque o abacaxi e corte em pedaços, coloque numa panela com o mel e leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos. Deixe esfriar e coe. Tome durante o dia, diversas vezes.

Lambedor de hortelã

O hortelã tem efeito calmante, traz alivio na tosse, dor de cabeça e nas articulações. Ele ajuda a impedir que se formem muco nas vias respiratórias.

Ingredientes:
10 folhas de hortelã
água
cravos da índia
açúcar

Modo de fazer:
Coloque as folhas de hortelã numa tigela e faça uma infusão colocando água fervente em cima. Deixe abafado por 5 minutos. Depois coe e leve o chá para uma panela com açúcar ( a mesma quantia de chá). Deixe ferver até o açúcar dissolver. Deixe esfriar e coloque alguns cravos da índia para conservar. Tome três colheres do xarope de hortelã por dia.

Comentários