12 alimentos que crianças menores de 2 anos não devem comer

Existem alimentos que não devem ser dados para crianças menores de 2 anos. A introdução alimentar é algo muito sério e a partir dela, teremos crianças saudáveis ou doentes, obesas ou com peso moderado. Nessa fase, tudo depende dos pais, pois os bebês não se alimentam sozinhos. A alimentação do seu filho é sua responsabilidade.

criança comendo saudável

Até os seis meses, é recomendado amamentação exclusiva, apenas o leite materno, alimento completo e essencial para os bebês. A partir dos seis meses, os bebês precisam de complementos e se torna necessária a introdução de alimentos. Os pediatras recomendam primeiro frutas, depois legumes e depois de algumas semanas a alimentação da família.

Mas existem alimentos, que mesmo que a família toda consuma, devemos evitar dar para os bebês, pelo menos até os dois anos de idade. Alguns são alimentos saudáveis, mas que podem causar sérias consequências na saúde das crianças. Confira os 12 alimentos que são proibidos antes dos 2 anos de idade:

Leite desnatado

Muitas pessoas adotaram o uso de leite desnatado e semidesnatado no seu cotidiano, por motivos de saúde, mas é importante salientar, que bebês precisam da gordura que possui no leite integral, que é rica em vitaminas. Bebês que mamam no peito não precisam ingerir leite, mas se não for o seu caso, prefira o mais rico, o leite integral.

Chocolate, balas e pirulitos

Segundo os dentistas, o açúcar não devia ser apresentado nunca aos bebês, pois causa a ‘dependência’. O chocolate, por exemplo, é rico em gordura, açúcar e cafeína, tudo o que deve ser evitado até os dois anos. Os doces em geral podem causar cáries e diabetes infantil, além disso balas e pirulitos são grandes causadores de engasgamento nos pequenos.

Achocolatados

Possui muito açúcar, então é melhor evitar.

Café

Bom,  todo mundo que eu conheço, gosta de um bom café, ele dá um vigor, ânimo e aquece no inverno, mas os bebês devem ficar longe dele. Pelo menos até uns 3 anos.

Salgadinhos e biscoitos doces

Quem nunca cedeu aos olhinhos pidões de um filho que atire a primeira pedra. Mas devemos lembrar que salgadinhos e bolachinhas recheadas são uma bomba de sódio, ingredientes transgênicos, glutamato, gorduras e corantes. Então, pelo menos até os dois anos, passe longe do corredor das tentações com seu pequeno.

Embutidos e comidas prontas

São gostosos, mas pobres em nutrientes, cheios de conservantes, com muito sódio e corantes e prejudiciais a saúde. Os nutricionista não recomentam o uso nem para adultos, imagina para as crianças. Estamos falando de salsichas, presunto, peito de peru, mortadelas e salames e dos congelados como:  nuggets, hambúrgueres, almôndegas, lasanhas e pizzas. Tudo isso deve ficar fora do cardápio dos bebês.

Refrigerantes

Nem preciso falar nada né? Embora tenha escrito na embalagem ‘suco natural da fruta’, não acredite, eles são totalmente artificiais.

Bebidas lácteas e fermentadas

Me dá um danoninho, danoninho dá. Não dá, não. Os petit suisses são cheios de açúcar, corante e conservante, assim como os demais iogurtes. Para este início de alimentação, prefira o iogurte natural batido com frutas.

Bebidas à base de soja e sucos industrializados

A soja não é recomendada para bebês, por ser altamente alergênica. Os sucos industrializados, em geral, possuem muito conservante e açúcar e também deve ser evitado.

Macarrão instantâneo

Comida rápida e nada além disso. Os macarrões instantâneos são pura fonte de carboidrato e sódio. 

Gelatina

Como os pequenos gostam de gelatina, é o principal consumo nas festinhas infantis, mas antes dos dois anos nem pensar. A gelatina tem muito corante, açúcar e nada mais.

Mel

Pasmem, o Mel também está na lista dos alimentos proibidos. Você pode me perguntar: ‘Mas como assim? Ele é natural’. Sim, ele é um alimento natural e muito benéficos para a saúde. Auxilia no combate de gripes e resfriados, misturado com abacaxi é eficaz para combate a tosse e a pneumonia, mas nunca para crianças com menos de um ano de idade.

Segundo a ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) este alerta é baseado em estudos, que comprovam que o mel possui bactéria que causam o botulismo intestinal. O Botulismo é uma doença muito grave que causa  tremores, falta de apetite, moleza no corpo, em casos mais graves pode causar insuficiência respiratória e problemas neurológicos.

Em crianças mais velhas e adultos não existe este risco, pois o sistema gastrointestinal já está totalmente pronto e elimina a bactéria responsável pela doença, sem o risco de intoxicação.


Comentários