Adolescência, época difícil

A adolescência é a fase mais difícil de vida de uma pessoa, você é velho demais para ser mimado e jovem demais para ser responsável. Por este motivo, nós pais, devemos tomar muito cuidado com os nossos filhos nesta idade. Os filhos crescem, e a cada dia que passa, a adolescência chega mais cedo. Como devemos proceder na hora de falar sobre  sexualidade com nossos filhos? E as drogas? O que estudar?
Adolescência

Engana-se quem pensa que gravidez na adolescência e vícios, são exclusividade de pessoas da classe baixa. Muitos jovens de classe média e classe média alta, por terem recursos, acabam entrando para o mundo das drogas e tendo bebês ainda na adolescência.

Para mim a vida sexual faz parte do crescimento e mais cedo ou mais tarde vai acontecer com os adolescentes, por isso eles precisam de apoio dos pais e a compreensão, a cada dia este momento chega mais cedo, para os meninos em média aos 13 anos e para as meninas aos 15, e precisamos informar nossos filhos para que eles tenham uma vida sexual saudável.

A informação neste caso é tudo, as crianças e adolescentes tem dúvidas que precisam de respostas, mas nem sempre eles perguntam pois, em muita famílias ainda existe o tabu de falar sobre sexo e drogas.

Para criarmos adultos seguros devemos dar o suporte necessário e responder as perguntas, ou até mesmo indagar sobre a vida dos filhos, temos o direito e o dever de  querer saber se o filho está namorando, qual a sua opção sexual e se ele tem a vida sexual ativa, se já tiveram contato com drogas, se tem algum amigo que é usuário, isto não é invasão de privacidade e sim preocupação com quem amamos.

O governo criou o Programa Saúde na Escola, desde 2007, que deu muito o que falar, foi a colocação de máquinas de camisinha nas escolas, que cada adolescente tem o direito de pegar um limite de preservativos por dia, com seu documento de identidade, muitos pais foram contra e outros a favor, mas é uma forma de influenciar os adolescentes a se cuidar. Este programa funciona em poucos estados, mas qualquer posto de saúde municipal tem camisinhas para serem distribuídas.

Desta maneira estão sendo protegidos jovens de 13 a 19 anos, que não tem dinheiro e nem coragem de pedir aos pais para comprar o preservativo, sei que difícil imaginar que seu bebê está ficando adulto e já está trasando , mas é algo natural, todos passam por esta experiência. Muitas pessoas acreditam que com esta atitude os jovens estariam sendo influenciados a transar, mas eu discordo, pois o jovem vai transar de qualquer jeito, melhor que faça de uma forma consciente e segura.

Quanto as drogas sempre pensamos que nunca vai acontecer conosco. As pessoas dizem que a televisão traz má influência sobre as crianças, concordo em partes, o que devemos fazer é utilizar as informações que eles recebem a nosso favor. Como quando eles vêem um drogado na tv, você deve explicar o que é a droga, o que faz no nosso organismo e o por que não devemos usar. Quando eles vêem uma cena desexo, explique que aquilo é uma coisa que só adultos fazem, que quando ele for grande vai namorar também, sempre use as situações dos programas para tirar as dúvidas que são comuns em crianças e adolescentes.

Conversar é uma ótima forma de evitar que os filhos caiam nas armadilhas da vida , tenha sempre em mente que você não está livre de nada neste mundo. Lembre que você já foi jovem e que esta fase os hormônios gritam, as confusões aumentam, eles precisam de auto afirmação e necessitam de apoio, precisam ter uma mão amiga que lhe indique o caminho a seguir.

Ao contrário do que muitos pais pensam, a gente pode ser amigo dos nossos filhos, eles não vão perder o respeito e o amor por você. Mas tente não ser muito intrometido, deixe ele saber que sempre que precisar falar você vai estar lá para ouvir, e que não irá julgá-lo e que você o ama acima de qualquer coisa e mais do que qualquer outra pessoa.

Filhos são diamantes brutos, que se forem bem lapidados se transformam em lindas jóias.


Comentários