5 dicas de como ser solidário nos dias de hoje

A solidariedade é algo muito difícil nos dias de hoje, as pessoas muitas vezes querem ajudar as outras e são mal interpretadas, outras fazem um discurso politicamente correto, mas "na hora do vamos ver, tiram o corpo fora". A solidariedade é o respeito pelo indivíduo, ajudar sem esperar nada em troca, o amor ao próximo, educação e a bondade. Hoje em dia as pessoas são muito ocupadas, diversas tarefas diárias, mas reserve ns minutinhos na sua semana, ou tenha pequenas atitudes no dia-a-dia e ajude ao próximo e a si mesmo.

solidariedade


Tem alguma atitudes que todos deveriam tomar que já mudaria um pouco o mundo e que vivemos, agindo de forma solidária, você ajuda aos outros e traz uma felicidade enorme ao seu coração.

1 - Doação

Doar é dar para outro aquilo que não te serve ou o que não fará falta. Você pode doar roupas e calçados que não te servem, brinquedos, alimentos, mas a doação que está em ênfase é a Doação de sangue e medúla óssea. Estas duas últimas vão de custar um pouco de tempo, para preencher um formulário e podem salvar muitas vidas.

Leia também:
Como ser solidário em época de Pandemia

2 - Educação

Temos que começar pelas crianças, educá-las para se tornarem adultos conscientes e educados. Tem algumas atitudes que todos sabem que são corretas, mas na hora de fazer esquecem, como por exemplo, ceder o lugar do ônibus para alguém mais velho, deficientes, grávidas ou pessoas com criança no colo. Outra atitude é jogar lixo no lixo, as pessoas sabem que é errado, feio, que prejudica o meio ambiente mas mesmo assim continuam a fazer errado.

3 -  Doe alguns minutos por semana

Seja para ler um livro na escola de seu filho, ou num lar de idosos, visite um hospital, ou simplesmente dê atenção a aquela pessoa que falou com você. Mas estou falando de atenção mesmo, de se importar, e ouvir o que a pessoa está dizendo, pessoas idosas e crianças tem tanto a te oferecer , aceite e agradeça.

4 - Diga não aos preconceitos

Negros, brancos, heteros ou homossexuais, todos somos pessoas. Não seja um irracional, denuncie se presenciar o preconceito próximo a você, as pessoas não devem ser rotuladas, como produtos em prateleiras de supermercados, todos temos o direito a vida.

5 -  Denuncie a violência doméstica e o abuso infantil

São coisas graves e está acontecendo cada vez mais perto de nós, não se finja de cego, vamos denunciar, pois só assim podemos acreditar que teremos um mundo melhor.

Disque 100.


Solidariedade não é algo para ser mostrado aos outros e sim demonstrado e sentido. Doar não é apenas o ato de dar algo que você não quer mais para alguém, doar é entregar uma parte valiosa de você para quem precisa, é ajudar sem saber a quem e sem esperar retorno. Doar é a forma mais bonita de amar ao próximo segundo os preceitos de Deus.


Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.