Reciclando na cozinha: Bolinho de arroz

Falar sobre sustentabilidade e reciclagem é fácil, mas além das medidas batidas em todos os meios de comunicação, existem outras medidas que podem ser tomadas, para você economizar e ajudar o planeta. Uma das formas é economizando e reciclando na hora da alimentação, isto mesmo, não exagere na hora de cozinhar e não jogue o que sobrou no lixo, pois existem pessoas que dariam tudo para comer os seus restos, sei que você já ouviu sua mãe dizer isto, mas é a mais pura verdade.

Reciclando na cozinha: Bolinho de arroz

Reaproveitar o que sobrou na panela não vai de fazer sentir pobre, ou coisa assim, além do mais pode ser muito saboroso e diferente. Sei várias receitas que são feitas com sobras de comidas prontas, que são verdadeiros banquetes.

Hoje vou começar com um ingrediente que sempre sobra aqui em casa: o arroz. É um alimento que está todos os dias nas nossas mesas e aqui em casa sempre sobra um pouco (por menos que eu faça). Para ele eu tenho várias receitas , a mais pedida é o bolinho de arroz.


Bolinho de arroz

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz cozido
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • Tempero verde a gosto
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 ovo
  • Farinha de trigo, até dar ponto (massa homogênea, nem dura, nem mole)

Modo de preparo:
Leve ao fogo o arroz e o leite, até ferver. Retire do fogo e acrescente o amido, o tempero verde e os ovos, aos poucos acrescente a farinha mexendo bem, até formar uma massa firme e lisa. Aqueça o óleo e frite em pequenas porções até ficar dourado. Escorra em papel toalha e sirva quentinho.
Dica: você pode acrescentar na massa ingredientes que normalmente seus filhos não comem, como cenoura ralada, repolho, couve, tudo bem picadinho e em pequenas porções. Outra coisa, você pode aumentar a receita se sobrar mais arroz na sua casa.

Tem também o arroz colorido (com legumes), arroz de forno, arroz verde entre outros, que vou passando para vocês. Se você tiver alguma dica, eu também adoraria saber, adoro fazer minhas alquimias na cozinha.

Comentários