Sustentabilidade: Pequenas atitudes, grandes benefícios

Temos ouvido falar sobre sustentabilidade, reciclagem, eu mesma já escrevi algumas matérias sobre isto. Temos que fazer alguma coisa para mudar a cabeça das pessoas e quem sabe ficar batendo na mesma tecla não faça com que se reflita um pouco sobre nosso planeta. Tudo o que nós fazemos contra o meio ambiente volta para nós mesmos, é lei da ação e reação. Se no nosso dia-a-dia tomarmos pequenas atitudes a respeito da sustentabilidade, receberemos grandes benefícios para nós e para as gerações futuras. Algumas pessoas são egoístas e estão nem ligando para o futuro, mas nós que temos filhos e desejamos ter netos nos importamos.

Sustentabilidade: Pequenas atitudes, grandes benefícios

Já ouvi pessoas falando: "eu lavo minha calçada, gasto quanta água eu quiser, pois sou eu que pago a conta", mas será mesmo? Será que a atitude de uma pessoa não pode acabar com um todo? Neste caso a conscientização é a palavra chave, devemos ensinar as crianças a importância de não desperdiçar, para que se tornem adultos conscientes. Eu sou contra esta quantidade de impostos que pagamos, mas em casos de pessoas inconsequentes, deveriam pagar uma multa por desperdício, eu acho que é a única maneira de mostrar que esta é uma atitude errada e as pessoas entenderem isto. 

Separei aqui pequena atitudes que podemos tomar no dia-a-dia e tirar grandes benefícios.

  • Correspondências: muitas empresas mandam malas diretas, solicite o cancelamento das que você não tem interesse, você estará diminuindo o seu lixo e poupando árvores.
  • Janelas abertas: Você aproveita a ventilação e a luz externa, economizando na energia elétrica, seu bolso irá agradecer, se sua parede forem claras refletiram mais luz.
  • Lâmpadas: Substitua as incandescentes pelas fluorescentes, além da economia na conta a duração desta lâmpadas são bem maiores que as incandescentes.
  • Ande mais: de bicicleta ou a pé, sempre que possível caminhe, além de fazer bem para a saúde , você irá economizar na gasolina.
  • Carona: se não ter para evitar o uso do carro, combine com os colegas de trabalho ou vizinhos e opte pela carona solidária.
  • Não ao consumismo: sabemos que todos os dias surgem equipamentos novos no mercado, principalmente celulares e computadores, mas evite comprar, só troque o seu se parar de funcionar.
  • Evite as pilhas: ás vezes não tem como evitar, então prefira as recarregáveis, pois as pilhas são altamente tóxicas, quando for descartar, procure locais de coleta.
  • Tire da tomada: eletrodomésticos e aparelhos elétricos não devem permanecer na tomada o tempo todo, sempre que não estiver em uso tire da tomada. 
  • Reutilização: roupas e móveis podem e devem ser restaurados e customizados, você tem uma coisa que não utiliza mais, reforme-a. Se não estiver afim de reformar, doe. uma boa forma de reciclagem é garimpar brique e brechós, se encontra muitas coisa diferentes e em bom estado nestes locais.
  • Não imprima: evite a impressão desnecessária, as árvores agradecem.
  • Seque ao sol: evite o uso de secadora, aproveite o que a natureza lhe dá de graça.
  • Geladeira: evite abrir desnecessariamente, e não esqueça de regular o termostato, pois verão deve ser mais alto e inverno mais baixo.
  • Potinhos: no lugar de utilizar filme plástico ou papel alumínio para congelar alimentos, prefira potes plásticos.
  • Óleo: não jogue óleo usado pelo ralo, este produto deve ser entregue em postos de coleta que irão reaproveitá-lo da melhor maneira.

Comentários