Educação: de quem é a responsabilidade?

Posso parecer sonhadora, mas realmente acredito num mundo melhor. E sei que a única forma de mudarmos o mundo, é mudando a educação e a política deste país.

Educação: de quem é a responsabilidade?

Acredito que crianças bem assistidas, com uma educação de qualidade, com seus direitos a cidadania e saúde cumpridos, serão adultos melhores e farão do mundo, um lugar melhor para se viver.

Acho que seria muito comodo, culpar apenas o governo e a escola, pela educação precária que nossas crianças tem. Somos responsáveis pela educação de nossos filhos.

Nesse ponto cada um tem suas responsabilidades, o governo tem que dar o suporte, incentivando pais e alunos a serem participativos na escola, fornecendo os materiais necessários, pagando salários justos aos professores, mantendo as escolas com uma infraestrutura necessária para que os alunos possam estudar e não se preocupar com nada mais.


Os professores por sua vez devem ter mais atenção aos seus alunos, ter mais pulso nas salas de aula, hoje em dia as crianças e adolescentes não aceitam apenas as ordens, querem saber os por quês também, então explique, façam que seus alunos questionem, permita que tenham voz ativa, pois é conversando que a gente se entende.

Aos pais fica a responsabilidade suprema, de oferecer apoio ao estudo, educar os filhos para que respeitem as pessoas na ruas e principalmente os professores e colegas de aula. Fica também a obrigação de cobrar os deveres e tarefas de casa e questionar o que estão estudando em sala de aula, dar livros e materiais para que os filhos tenham maior interesse. Incentivar e acompanhar a vida escolar das crianças e dos adolescentes é um bom meio de saber o que esta indo bem e que não esta.

Para as crianças e adolescentes, fica a responsabilidade de dar valor, aos pais e a escola. Professores são mestres, querem passar para você tudo o que aprenderam. Pais são tudo, pois querem te dar um presente bom e um futuro melhor ainda.

Se estas três instituições se unirem, (governo, escola e família), é possível melhorar alguma coisa. O sucesso será garantido.

Comentários

  1. Olá Maria,

    Eu também acredito que é através da educação que a gente muda as coisas para melhor. Senão não teria escolhido a profissão que escolhi.

    Eu acho que o Brasil apresenta uma defasagem colossal com relação ao seu desenvolvimento econômico e o nível de educação do seu povo. Essa é uma dívida histórica que nossas elites ainda precisam pagar para se corrigir uma das maiores desigualdades sociais do planeta.

    Grande abraço,
    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.