Grátis que não é tão grátis assim

Escrevi um artigo para o Yahoo! em agosto sobre celular gratuito, com o título de "Celular grátis da Claro só me deu dor de cabeça", esta história é verídica e aconteceu comigo. Hoje eu estava relendo minha matéria e comecei a pensar sobre um dito popular "quando a esmola é demais o santo desconfia", pois bem no meu caso não foi esmola e eu não desconfiei.

grátis


Então me veio a ideia de escrever sobre coisas gratuitas, que na verdade não são bem assim, mas a gente nem desconfia. Vejamos alguns exemplos abaixo:

Remédios dados pelo SUS
Os governantes fazem uma propaganda toda (principalmente em época de eleição) sobre medicamentos que as prefeituras e o estado "doam" aos eleitores, não sabem eles que isso é um direito assim como a educação, atendimento médico entre outras coisas.

Cursos a distância gratuitos
Não vou citar nomes, pois não estou fazendo propaganda, nem positiva, nem negativa. Mas existem diversos cursos "gratuitos na internet" que quando você presta atenção nota que está pagando mais caros do que um curso pago. Ou ainda, são cursos tão desnecessários que você nem pensa em perder tempo fazendo.muitos sites utilizam o nome apenas para chamar atenção, na realidade o curso é grátis, você só paga o material didático. Pura lorota.

Celular grátis
Pois é, muitas operadoras possuem esta promoção. Você adquiri o plano e não paga o aparelho. Até que é bom, porque você tem que por recarga todo mês mesmo. O grande problema é a tal fidelidade, que só é legal em relacionamentos, com operadora de celular não dá, outra coisa é na hora de mudar de plano, as operadoras tentam te enrolar e complicar até você desistir. Fonte: http://mulherplus.blogspot.com/2012/08/celular-gratis-da-claro-so-me-deu-dor.html

Horário político
Em primeiro lugar, se fosse pago ninguém assistia, em segundo lugar, não é gratuito coisa nenhuma. São 80% dos gastos com a propaganda eleitoral são pagos pelo governo e os 20% restantes são "cedidos" pelas emissoras para apoiar a democracia, sendo que estas são conseção do governo. Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-horario-eleitoral-e-gratuito-mesmo

É muito difícil receber algo de graça, sem custo algum, leia sempre as letras miúdas, lá você encontrará as informações que não foram fornecidas. E lembre-se quando a esmola é demais o santo desconfia.

Comentários