Gloria Perez, autora que aborda temas polêmicos

Glória Perez, autora de obras com apelo social e esclarecedor, sempre traz para suas novelas assuntos tabus ou até mesmo polêmicos do Brasil e do mundo. Uma mulher forte, que perdeu sua única filha de maneira cruel e desumana, que nunca desistiu da justiça. Uma pessoa que não tem medo de abordar temas que causaram comoção e repercussão, tais como AIDS, transplante de órgãos, barrigas de aluguel, tráfico de pessoas, entre outros. Trazendo para nosso convívio diário a cultura de outros países, nos mostrando outros lugares. Suas novelas são uma verdadeira viagem ao exterior. Mas a ideia central desse post são os temas de suas novelas, vamos ver alguns assuntos que a autora já abordou:


Salve Jorge
Na sua obra atual o assunto central é o tráfico de mulheres e de crianças para o exterior. Embora tenha uma comoção religiosa em cima da novela por conta do nome, pois quem assistiu a novela viu que não existe alusão ao santo da umbanda, não é sobre o que trata a novela. A novela mostra meninas, brasileiras, pobres, que vêem na Europa uma forma de ganhar um dinheiro trabalhando e na verdade não sabe que serão escravas sexuais em outro país. É uma realidade que assombra, mas serve como um alerta para proposta muita boas de pessoas que vocês não conhece. Mas a novela retrata também a vida na favela, prostituição, a responsabilidade da farda.

Barriga de Aluguel
Como o nome da novela já diz, o assunto era a barriga de aluguel. Um casal que não pode ter filhos e uma garota pobre precisando de dinheiro, aluga sua barriga por muito dinheiro. Parece coisa de novela, mas não é. Nos EUA há um verdadeiro comércio de barrigas de aluguel, algumas mulheres "ganham" a vida gerando vidas, como mostra a reportagem da Record. No Brasil, só é permitido a gestação em outra barriga se houver vínculos afetivos entre os pais e a pessoa que emprestará a barriga. Como podemos ver não é uma coisa tão de novela assim.

De corpo e alma
Esta novela foi trágica na vida da autora, pois sua filha Daniela Perez, foi brutalmente assassinada por um colega de elenco, o ator Guilherme de Pádua e sua esposa Paula Nogueira Thomaz. No enredo algo muito místico e curioso sobre doação de órgãos. A mulher recebe o coração de outra e se apaixona perdidamente pelo homem que a outra amava. Nessa novela também foi mostrada uma inversão de papéis, entre homens e mulheres, onde as mulheres se deliciavam em Clubes de Mulheres.

Explode Coração
Uma novela muito atual pode-se dizer. Uma cigana que não quer seguir a tradição e que se apaixona pela internet por um gadjô. Um dos temas da novela eram as crianças desaparecidas, com a iniciativa da novela foram encontradas cerca de 60 crianças

O Clone
Uma novela que levantou vários problemas e nos fez pensar até onde o homem pode tentar ser Deus. Na trama foi discutida a dependência química de jovens e pessoas de classe média e alta, além de retratar a negligência dos pais com os filhos. Falou também de um assunto muito polêmico, que é a clonagem de seres humanos.

América
Parecida com a trama atual, a história de uma jovem que quer ganhar a América. Só que a mocinha do história não consegue entrar nos EUA de maneira legal, pois tem o visto negado diversas vezes, então ela apela para os coiotes, que traficam pessoas na fronteira para entrarem nos EUA. Outra realidade retratada com requintes de veracidade. A novela ainda aborda o homossexualismo, um filho único que esconde de sua mãe suas preferências sexuais para não magoá-la.

Caminho das Índias
Uma história sobre outra cultura e outro país, que tem como um dos temas principais um jovem de classe alta que sofre de uma doença muito discriminada e pouco discutida, ele sofre de esquizofrenia. Foi muito boa para as pessoas aprenderem um pouco sobre a doença e ajudar ou respeitar o próximo que sofre com ela.


Comentários