Seguro DPVAT: saiba como receber este direito

A DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), como já diz o nome é um seguro que pagamos para cobrir acidentes de trânsito. Mas como funciona? Como pagar? Como receber?

DPVAT

São tantas as dúvidas e o pior de tudo é que tem muito malandro tentando lucrar com a ocasião. Por isso resolvi escrever este pequeno manual DPVAT para nos habituarmos.

Como eu pago o Seguro DPVAT?
Mantendo o licenciamento do carro em dia. O seguro está incluindo na licença. Dessa forma além de estar em dia com a lei você estará em dia com a cidadania.

Para que serve?
Todo o dinheiro arrecadado é utilizado para pagar as indenizações de motoristas, pedestres, para fazer campanhas de prevenção de acidentes e outras. Estão distribuídos assim:
50% para indenizações e administração das operações de seguro
45% para o Fundo Nacional de Saúde (FNS) para assistência médica
5% para o Departamento Nacional de trânsito (DENATRAN) para programas de prevenção de acidentes no trânsito.

Quem tem direito?
Qualquer pessoa que estiver envolvida em acidente de trânsito. Motoristas, pedestres, ou motoqueiros.

O que cobre o seguro?
Morte, Invalidez Permanente e Despesas com Atendimento Médico.

Fique ligado!!!

- Não caia em armadilhas e falsas promessas

Existem várias pessoas se oferecendo para "ajudar" a receber o seguro. Isso é fraude, na realidade eles querem ganhar dinheiro fácil. Você não precisa contratar ninguém, nem dar comissão ou nada parecido, basta entrar em contato com a DPVAT.

- Não entre na justiça

Isso só vai atrasar os tramites naturais do processo. O seguro em pontos de atendimento autorizados do Seguro DPVAT sai em no máximo 30 dias. Já na justiça poderá levar de 2 a 7 anos.

- Não importa de qual lado você está

A DPVAT não cobre prejuízos materiais. Mas as pessoas machucadas, todas tem direito ao seguro. Se foi o causador do acidente ou a vítima estão assegurados. Pode estar dentro ou fora do carro. A DPVAT cobre qualquer acidente com veículos.

- Não esqueça de fazer o B.O.

Para pedir uma indenização é necessário a apresentação do boletim de ocorrência emitido pela policia local, sem ele nada feito.

- Tem prazo de validade

Você tem até três anos após o dia do acidente para pedir a indenização. Se passar dessa data você perde o direito.

Dados informativos:

DPVAT
Site: http://www.dpvatsegurodotransito.com.br/
SAC DPVAT: 0800 022 1204

Comentários