Como organizar os enfeites de Natal


O fim do ano estava ali, há poucos dias. A família reunida, todos ajudando a decorar a casa, montar a árvore de natal. Mas tudo passa muito rápido, já chegou dia 6 de janeiro e você tem que arrumar tudo. Guardar as louças de fim de ano, a toalha que só é usada no Natal e os enfeites. Alguém já teve a impressão que as caixinhas originais do enfeites encolhem depois da retirada dos mesmos? Eu tenho esta impressão.

árvore de natal


Para isso devemos nos prepararmos para guardá-los e reutilizá-los no próximo ano. Para começar precisamos ter em mãos alguns materiais importantes, como:
  • caixas de papelão grandes;
  • caixas de sapato;
  • sacos plásticos;
  • fita adesiva;
  • etiquetas;
  • tesoura;
  • e caneta.
Eis aqui algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível:

Luzes de Natal
Sem elas o Natal não teria graça. Com certeza elas trazem a magia e o encanto do Papai Noel, mas na hora de guardá-las é que vem os desencantos, pois se forem guardadas de qualquer jeito no próximo ano teremos que comprar tudo de novo. Uma boa forma é enrolar na tampa de uma caixa de sapatos (ou pedaço de papelão) de forma que não que não quebre o fio e as lâmpadas e não embaracem entre si. Se você decorar sua casa com muita luz, guarde-as todas dentro de uma caixa e identifique com uma etiqueta, pois assim que precisar saberá onde estão.

Bolinhas
São um espetáculo a parte, quem tem crianças em casa sabe do que estou falando, os pequenos ficam encantados com as cores, formas, brilhos e tudo mais. Guardá-las e reutilizá-las nos anos seguintes pode não ser tão divertido, mas vamos lá. Para aquelas mais delicadas, as de vidro opte por guardar nas caixas originais, pois estas já vem com a proteção necessária. Se não tiver mais a embalagem não tem problema, basta você envolvê-las em manta acrílica (encontrada em armarinhos) ou em papel jornal mesmo. Embale uma a uma, para não haver atrito, e acondicione-as numa caixa de material firme. Já as mais utilizadas, as de plástico é só guardar com o cuidado para não arranhar. Em caixas pequenas, separando-as por cor e tamanho (opcional).

Árvore
As árvores de hoje já vem com um designer próprio para ser guardada por diversos anos, pois segundo a tradição devemos utilizar o mesmo pinheiro por no mínimo 7 anos. Elas são fabricadas, em sua grande maioria, em arame maleável que pode ser facilmente amassada e devolvida à caixa original.

Estrela
Um dos itens essenciais no pinheiro, teve ser acondicionada numa caixa do seu tamanho, devidamente etiquetadas, pois no ano que vem ninguém vai querer ficar sem a estrela da festa.

Festão
O festão dá um brilho a árvore, para guardá-lo basta enrolar na própria mão e colocar dentro de saquinhos para que não arrepende em contato com outros enfeites. Se você for fã desse tipo de enfeite e utilizar muitos o ideal e colocar numa caixa, cada um no seu saquinho e etiquetar a caixa.

Correntes
Na minha árvore não pode faltar as correntinhas. É um belo enfeite e facilita a vida pois não precisamos amarrar item por item na árvore. Tem corrente de presentinhos, sininhos, de bolinhas e de diversos outros formatos. Mas este enfeite é muito enrolado, se não houver cuidado você acaba destruindo ele não próximo Natal. O jeito é guardá-los assim como as bolinhas, enrolando-os numa tampa de caixa.

Presépio
É o símbolo máximo do Natal, o Presépio com a Sagrada Família. Em geral são feitos de material frágil e devem ser muito bem guardado. Enrole-o com jornal ou manta acrílica e coloque numa caixinha com a identificação: PRESÉPIO FRÁGIL, para que corra o risco de colocar nada pesado sobre ele e quebrar.

Guirlanda
A maioria das pessoas faz em casa sua guirlanda, com flores, frutas ou enfeites natalinos. Alguns modelos naturais não poderão ser guardados. Já as convencionais devem ser acomodadas numa caixa separada dos outros enfeites, para não amassar e preservar sua beleza.

Finalizando
O ideal é guardar tudo junto. Separar todos os enfeites em caixas menores e colocá-los dentro de uma caixa maior é uma boa dica. Cuide sempre para acomodar as peças mais pesadas e mais rústicas em baixo e as mais delicadas e leve em cima. Assim os seus enfeites estarão duplamente protegidos e no próximo Natal fica fácil de encontrar tudo. Outra dica é manter a caixa num lugar arejado e longe de umidade, pois podem oxidar as lâmpadas e estragar os enfeites.

Comentários