O que beber nesse calor?

Calor, praia e muita sede. Mas o que beber nestes dias? Algo bem gelado, certo? Errado, você deve ter cuidado com os líquidos no verão. Descubra então o que pode, o que não pode e o que deve ser consumido com moderação.

Bebendo água

Pode beber

Água
Não existe nada mais saboroso, hidratante e saudável do que um copo de água. E o melhor de tudo é 0 calorias.

Água de coco
Ela é um isotônico natural, rica em sais minerais, como sódio, potássio e magnésio. Diurética previne os inchaços típicos do verão e a retenção de líquidos. É a melhor pedida para altas temperaturas. Mais uma vantagem são as calorias baixíssimas 1 copo (200 ml) tem cerca de 60 calorias.

Não pode

Caipirinha
Embora seja saborosa é considerada um veneno. Além de calórica, não mata a sede, pois é muito doce. Possui alta concentração de álcool e açúcar. Acontece o mesmo na versão com adoçante se ingerida em excesso. Vejam só a quantidade de calorias 1 copo (200 ml) com adoçante tem 130 calorias. Com açúcar, 180.

Cerveja
Aquela cerveja gelada no final do dia... nem pense nisso. Ela baixa a temperatura do corpo e dá a sensação de matar a sede, mas ela não hidrata o organismo. Na realidade, quem já bebeu sabe do que estou falando, dá uma mijadeira. facilita a desidratação, além do mais ela engorda pois 1 copo (300 ml) contém 130 calorias.

Energético
Muita gente virou adepta dos energéticos. Só que devemos ter cuidado com o uso desse produto, pois a grande concentração de nutrientes pode facilitar a desidratação e o aumento de peso, pelo alta quantia de calorias: 1 lata (250 ml) tem 100 calorias.

Beba com moderação

Chá
Eles são uma boa opção para o verão, se tomados gelados e sem açúcar, pois hidratam o organismo e são pouco calóricos (De saquinho e sem açúcar: 4 calorias. Um copo (200 ml) do pronto tem 100 calorias. O light, 13). Mas tome muito cuidado por que os chás prontos possuem cafeína na fórmula o que pode irritar o seu estômago e alterar suas noites de sono. 

Isotônico
O isotônico hidrata e repõe os carboidratos perdidos, a moderação deve-se a sobrecarga dos rins e aumento de peso, pois 1 garrafa (473 ml) tem cerca de 108 calorias.

Refrigerante diet
Tem gente que não vive sem refrigerante e muitas pessoas trocaram o comum pelo light/diet. O perigo apenas mudou de nome, pois os adoçantes e gás podem aumentar o abdome e provocar a dificulta de digestão. Além dos corantes que possuí em ambos. Quase não tem calorias 1 lata (350 ml) tem entre 1 e 4 calorias, mas o exagero pode ser prejudicial.

Suco industrializado
Uma opção bastante utilizada nos dias quentes, mas também devemos ter cuidado. Na embalagem sempre diz que é rico em minerais e vitaminas, mas não se esqueça das calorias, cerca de 80 e 140 calorias em apenas 1 copo (200 ml).

Suco natural
Para mim, depois da água é o líquido preferido, pois traz vitaminas e minerais importantes, como a vitamina C, mas é calórico se for adoçado com açúcar: 1 copo (200 ml) pode variar de 0 a 180 calorias, conforme o suco.

Comentários