O verdadeiro valor da família

Eu não sei a sua opinião, mas para mim não existe nada de maior valor do que a minha família. Existem sentimentos e coisas que ouvimos as pessoas falarem que só aprendemos e entendemos quando temos um filho. É com aquela miniatura de pessoa que você consegue entender o valor que a sua família tem.

família

A família é a base de um ser humano. Passamos nossas vidas nos espelhando nos nossos pais, para depois servimos de exemplos para nossos filhos. Mas como vamos conseguir educar nossos filhos nesse mundo que esta de cabeça para baixo. Uma boa dica é seguir o que há de positivo na educação que os seus pais te deram e aperfeiçoar algum ponto que tenha sido negativo para você.

Nossos filhos são reflexos nossos e do mundo que os cerca. O ambiente em que vivem, os programas que assistem ou as pessoas que as cercam são e serão influencias para a vida adulta deles. Tudo o que eles ouvem ou veem, fará parte deles.

A família se torna uma equipe para a criação e educação das crianças. Algumas dicas infalíveis para educação dos seus pequenos:

  • Converse com seus filhos: não trate as crianças como pequenos bobos, elas estão cada vez mais inteligentes e espertas. Conte histórias de quando você era criança e de quando seu filho era menor, eles adoram historias com personagens reais. Converse sobre o seu dia, sobre o dia dele, o que pretende fazer no outro dia. Ser amigo dos filhos é uma dádiva de Deus.
  • Divida as responsabilidades com seu companheiro: não abrace tudo, não diga que da conta de tudo. Deixe o seu parceiro tomar algumas atitudes. Peça a ajuda dele e não pense que só você consegue fazer tudo certo.
  • Seja cúmplice do seu marido na educação dos seus filhos: a cumplicidade e o respeito dos pais será um grande exemplo para os pequenos. Se o seu marido não deixou ele assistir televisão deve ter algum motivo, não desautorize o seu marido na frente das crianças.
  • Dê bons exemplos: todas as ações tem reações, você já deve ter ouvido isso. Pois serve para os exemplos que você dá para os seus filhos. Eles são crianças e não sabem o que é certo ou errado, se você jogar um papel no chão, eles vão repetir. Não faça na frente dos seus filhos coisas das quais você não gostariam que eles repetissem.
  • Responda as perguntas: sempre responda as perguntas dos seus filhos, mesmo que sejam difíceis, se você não responder ele não irá esquecer e encontrará as respostas.
  • Não minta: é uma continuação dos item dos bons exemplos. Se você for pega numa mentira sua moral cai por terra e quando for repreender seus filhos eles te lembrarão do seu deslize.
  • Dê muito amor: o seu amor é nutriente para o desenvolvimento emocional e físico do seu filho. Crianças são como uma plantinha que deve ser regada todos os dias com muito amor, carinho e exemplos.

Comentários