9 cuidados que você deve ter durante a gravidez

Ouvimos todos os dias que gravidez não é doença e isso é a mais pura verdade. Mas é um período em que devemos tomar alguns cuidados. Os hormônios estão em alta, você está gerando outro ser e deve ser prudente em certas ações e atitudes que você toma. Existem alguns perigos que estão no nosso dia a dia que devemos observar e evitar.

mulher grávida

1) Fazer esforço
Não que a mulher deva ficar debilitada, mas deve-se ter cuidados na hora de grandes esforços, como arrastar um móvel ou pegar muito peso. Pode prejudicar a sua gestação e o desenvolvimento do bebê.

Matérias relacionadas:
Gravidez com estilo: vale a pena investir em roupas?
Gestação saudável com dieta vegetariana
Direitos trabalhista da gestante


2) Mantenha higiene bucal
A boca e os dentes são a porta de entrada pôs infecções e bactérias no nosso organismo. Manter uma boa higiene bucal evita essas infecções que podem causar um parto prematuro.

3) Academia
Lá vem o parto prematuro outra vez. Fazer exercícios e ir a academia exageradamente aumenta o tônus uterino e pode facilitar o parto prematuro. Você deve manter atividades leves como caminhadas leves, Pilates, yoga.

4) Banho quente
É uma delícia tomar um banho quente ainda mais se for numa banheira, mas este tipo de conforto as gravidas que estão no primeiro trimestre devem evitar, pois pode causar má formação no feto.

5) Café, chá mate e canela
Tudo que é excesso pode fazer mal, mas os produto ricos em cafeína podem ir além induzindo o aborto.

6) Chá verde
O chá verde prejudica a produção de ácido fólico [vitamina do complexo B] no organismo da grávida. A falta desse nutriente pode causar má formação no tubo neural do feto.

6) Dietas restritivas
As gestantes necessitam de uma dieta saudável e equilibrada. As dietas restritivas podem prejudicar a vida adulta do seu bebê, causando obesidade, desnutrição e anemia. As mamães devem ter um aumento de no mínimo 400 calorias durante a gestação, para poder nutrir o bebê. Sendo assim corte apenas as frituras e os doces e coma como uma grávida.

7) Diet e light
Muitas mulheres tem a necessidade de usar adoçantes, mas é necessário tomar cuidado com os tipo ciclamato de sódio e sacarina não podem ser usados por mulheres grávidas, pois podem causar má-formação do feto. o ideal é optar pelos naturais e sempre ler o rotulo dos produtos antes.

8) Laxante
Muitas gestantes sofrem com prisão de ventre, pois o intestino fica comprimido pelo útero e mais preguiçoso pelo aumento da progesterona ( hormônio presente na gestação). Mas você deve ficar longe do uso de laxantes nesta época. Voce pode usar produtos naturais com fibras, alimentos fibroso, frutas e verduras. O ideal é procurar o médico e pedir orientação.

9) Contato com a terra
A gestante deve evitar este contato, pois a areia pode contem fezes de gatos e dessa forma ela ser contaminada pela toxoplasmose. Outra coisa a ser evita são as carnes mal passadas, pelo mesmo motivo. Esta infecção pode ocasionar o aborto espontâneo ou a má formação do feto provocando problemas na visão ou no cérebro.

Comentários

  1. A maioria destas recomendações não possui sustentação científica.

    ResponderExcluir
  2. Estou no primeiro mês de gestação e bebo muito refrigerante,isso faz mal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.