Endometriose pode arruinar a vida sexual dos casais

A endometriose é uma condição que causa dores pélvicas, cólicas intensas, irregularidades na menstruação, podendo chegar até a infertilidade nas mulheres. A doença atinge cerca de 15% da população feminina, estima-se que de 7 a 10 milhões de brasileiras tenham a doença.

casal com problemas sexuais
Mas como as mulheres podem preservar o casamento e o desejo sexual diante de tanto incomodo e dor? Falamos com a Dra. Flávia Fairbanks, Graduada pela Faculdade de Medicina da USP,  sobre o assunto e de como acontece a interferência na vida sexual.

Segundo a Dra. Flávia “Dadas às próprias características da doença, paciente pode desenvolver dificuldades progressivas na esfera sexual, comprometendo seus relacionamentos e sua autoestima”.

A doença tem um diagnóstico difícil de confirmar à necessidade de uma intervenção cirúrgica para a elucidação definitiva, a endometriose manifesta-se de diversas formas. Dentre as possibilidades analisadas, acredita-se que a associação do refluxo menstrual com a deficiência imunológica seja a principal causa da doença.

Leia Também:
7 perguntas sobre absorventes 
Coletores vaginais alternativas seguras e sustentáveis 
 
No começo são as cólicas menstruais muito fortes, que deixa a pélvis sensível e dolorida, o que dificulta o ato sexual. “Como o quadro é progressivo e as aderências entre os órgãos pélvicos vão se tornando cada vez mais frequentes, as limitações quanto às posições, a dificuldade de obter orgasmo e a própria libido, tendem a sofrer graves prejuízos”, afirma Dra. Flávia Fairbanks, ginecologista especializada em sexualidade humana.

O maior problema é que a paciente fica abalada psicologicamente, mesmo após a cirurgia e o tratamento adequado ela pode ficar com problemas sexuais. “Não raramente nos deparamos com relacionamentos que naufragam, mulheres deprimidas e ansiosas, com péssima qualidade de vida”, revela Dra. Flávia.

O ideal, se você sofre com esse problema, é procurar um médico especializado em questões que envolvam a sexualidade, cabe a ele investigar minuciosamente essas questões com a paciente. “Caso o profissional não se sinta apto a tocar nesses aspectos, o encaminhamento a um especialista faz-se necessário para minimizar danos futuros e restaurar, na medida do possível, a vida sexual que a mulher levava antes de adoecer”, finaliza a profissional.

Comentários

  1. Muito esclarecedor o seu texto, é algo que todos devemos saber.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa matéria sobre endometriose! O GAPENDI é um grupo idealizado e formado por portadoras de Endometriose que conhecem bem como é conviver com uma doença tão dolorosa, enigmática e difícil de tratar. Todas vivenciaram (e ainda vivenciam) as dores que a Endometriose causa, tanto físicas quanto emocionais. Porém, ao se unirem, perceberam que a amizade e o apoio mútuo podiam fazer toda a diferença nesta árdua jornada.
    www.eutenhoendometriose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. tenho 35 anos e tenho endometriose profunda nunca engravidei,sofro muito de colica,dores pelvica,diarreia e no intestino.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 45 anos e foi-me diagnosticado essa doença.
    neste momento estou muito confusa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.