Nova vacina será distribuída pelo SUS contra HPV

O HPV, doença sexualmente transmissível, causada  pelo Papilomavírus humano, também conhecida como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. Essa doença atinge, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 291 milhões de mulheres com o vírus no mundo.

casal triste

Segundo a OMS, estudos mostram que 80% da população feminina sexualmente ativa será infectada. Tendo estas estatísticas assustadoras em mãos o governo decidiu fazer uma nova campanha de vacinação, tendo como alvo as meninas de 10 e 11 anos, com autorização dos pais.

Leia também:
9 mitos e verdades sobre as vacinas
A importância da vacina da gripe para mulheres grávidas


Essa vacina, que será distribuída em 2014, será feita em três doses e protegerá contra quatro subtipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. As doses serão administradas em intervalos de 2 e 6 meses respectivamente. E serão disponibilizadas cerca de 12 milhões de doses.

O HPV são escoriações nos órgãos genitais masculinos e femininos, parecidos com verrugas. Podem também se localizar no colo do útero, boca e garganta. Para prevenir a pessoa deve ter os cuidados básicos como o uso da camisinha e fazer o exame preventivo regularmente. A vacina vai impedir que muitas meninas venham a contrair a doença, embora o uso dela não tenha 100% de prevenção.

Comentários