9 Mitos e Verdades sobre as Vacinas

Notícias falsas sobre vacinas estão causando prejuízo. As Fake News sobre as vacinas estão fazendo com que muitos pais e mães deixem de levar os filhos para vacinar, com isso doenças que já estavam erradicadas no Brasil, como o Sarampo, estejam voltando a fazer vítimas no país. Como mãe, eu entendo o medo que causa ler notícias tipo: ‘Vacina é a principal causa da microcefalia’, ‘Menina tomou vacina contra HPV e morreu’.

9 Mitos e Verdades sobre as Vacinas


Mesmo com tantos boatos e Fakes, eu sempre vacinei as minhas filhas e aconselho as pessoas a vacinar, pois a vacina é uma proteção para a saúde. Confira 9 dúvidas sobre as vacinas e saiba se é Mito ou Verdade:

Vacinas estão relacionadas ao desenvolvimento de microcefalia em fetos

Mito. Em 2015, o Brasil ficou apavorado com a quantia de fetos com microcefalia, a maioria desses fetos eram da região Norte e Nordeste. Não demorou para sugirem boatos que a causa seria um lote de vacinas contaminado. Mas tarde os boatos foram desmentidos e descoberta a causa da doença, o ZiKa Vírus.

As vacinas causam reações adversas como febre, dor e inflamação

Verdade. As vacinas são um corpo estranho é normal que os anticorpos reajam a ela. Febre baixa e vermelhidão é normal e passam com o uso de analgésico. Se persistir, a criança deve ser levada ao pronto socorro.

Leia também:
A importância da vacina da gripe para mulheres grávidas 
Vacina contra o HPV é distribuída gratuitamente 

As vacinas causam Autismo

Mito. Em 1998, um pesquisador escreveu um artigo, no qual ele revela que a vacina tríplice viral (contra caxumba, sarampo e rubéola) estava relacionada a uma síndrome intestinal e ao autismo em crianças. Em 2010, foi descoberta a farsa, que ele havia forjado dados, então ele perdeu seu registro profissional e responde um processo criminal.

As crianças podem tomar vacinas com atraso

Verdade. Algumas vezes pode ocorrer um atraso na vacina, de dias ou até mesmo meses. Mas os pais devem levar os pequenos assim que possível para vacinarem.

A vacina da gripe causa gripe

Mito. O que ocorre, é que a vacina pode levar duas semanas para proteger o organismo, sendo assim, durante este período a pessoa pode ficar gripada e pensar que foi por causa da vacina.

Algumas vacinas ajudam a prevenir câncer

Verdade. As vacinas contra o HPV previnem o câncer do colo do útero e as vacinas para Hepatite, evitam o câncer de fígado.

É perigoso tomar várias vacinas de uma vez

Mito. Com raras exceções, não há risco nenhum em adotar essa estratégia. O sistema imune não fica sobrecarregado.

O SUS dá todas as vacinas

Mito. Algumas só estão disponíveis em serviços privados, como a do herpes-zóster e a da dengue.

A vacina contra o HPV causa esterilidade feminina

Mito. A vacina resolve problemas futuros, como o câncer de colo do útero, esse sim pode causar a infertilidade e a morte.

Comentários