Medos na infância, ajude o seu filho


As crianças sentem diversos medos, mas como ajudá-las a se livrar deles? Minha pequena, que hoje está com 9 anos, até dois anos atrás não ia até a cozinha á noite sozinha. Um medo sem sentido e sem explicação. Ela tem uma imaginação muito fértil, o que colaborava para o medo aumentar. Dizia que via vultos e pessoas. Do dia pra noite ela perdeu este pavor, não assim tão fácil, mas toda fez que ela dizia que estava vendo alguma coisa eu ia junto e mostrava a ela que não havia nada lá. Assim ela foi criando confiança e hoje anda por toda casa nos escuro nos pregando peças.

criança com medo

Se você tem um pequeno que também sofre com medos temos algumas dicas de como você pode ajudá-lo, lembre-se que em cada fase ou idade a criança pode ter um tipo de medo, isso faz parte do desenvolvimento dela e têm relação com a personalidade dela, a dos pais, entre outros fatores.

Vamos ver alguns medos e como nós podemos ajudar nossos filhotes enfrentá-los:

Bebês com até 7 meses 

Você acha que eles estão protegidos e não sentem medos, ledo engano. Eles tem medo de barulhos inesperados e luzes fortes.
Como ajudar: Nessa idade você deve evitar que seu filho tenha contato com qualquer estímulo intenso. Uma boa forma é fazer com que o bebê se acostume com a luz e som diferentes aos poucos.

De 7 meses a 1 ano e meio 

Você que ele reage mal quando você sai do campo de visão, isso é medo. Eles "estranham" ambientes novos, pessoas que não tem muito contato e até objetos novos.
Como ajudar: As pessoas que o bebê tem mais contato (o pai, a mãe ou o cuidador) devem estar sempre junto dele em situação novas, como uma visita, um presente ou um passeio.

De 1 ano e meio a 3 anos

Do escuro, de pessoas com máscaras ou fantasias, de ficar sozinho.
Como ajudar: Ao encontrar alguém fantasiado, aproxime-se devagar e mostre que é apenas uma roupa diferente. Se ele não gostar, não force.

De 3 a 5 anos

De monstros, fantasmas, da escuridão, de animais, chuva, trovão, de se perder.
Como ajudar: Respeite a criança, permitindo que se expresse, e explique que nada lhe acontecerá de mal. Quanto ao medo de se perder, faça-a decorar o nome inteiro e o telefone de casa e a ensine a pedir ajuda. Ela se sentirá mais segura.

A partir  dos 5 anos

De ser deixado na escola, de bandido, de personagens de terror.
Como ajudar: Insegurança melhora com diálogo. Se o medo for de bandido, reforce, por exemplo, a importância de ficar perto de adultos conhecidos. Para a criança se sentir segura, diga que alguém sempre estará cuidando dela na escola.

A partir  dos 6 anos

Da própria morte e da dos pais, pois já a entende como algo irreversível; de ser criticado.
Como ajudar: Se houver perguntas sobre morte, não invente histórias absurdas, diga a verdade de forma delicada. E quanto às críticas: explique que elas nos ajudam a melhorar.

FonteRevista Crescer

Comentários